Especialista em restauração predial.

Saiba como escolher uma empresa para restauração de fachadas em SP

15 de julho de 2019

A restauração de fachadas em SP é uma prática obrigatória. Isso porque, a manutenção preventiva ajuda a preservar os aspectos da pintura e da limpeza do prédio, sem contar que ela também oferece maior segurança para os condôminos.

Dessa forma, o síndico pode buscar por uma prestadora para realizar o serviço, que deve ser devidamente qualificada para o trabalho. De antemão, é importante saber que existem inúmeras possibilidades no mercado, sem falar nas opções de tintas, cores e materiais que podem ser empregados na obra.

Ficou curioso? Se você quer entender como escolher uma empresa de restauração de fachadas em SP, acompanhe o post! Boa leitura.

Entenda a importância da restauração de fachada nos condomínios

Contar com um bom serviço de restauração é essencial para conservar o prédio e garantir a valorização do imóvel. Sem contar que, realizando manutenções preventivas, muitos problemas podem ser evitados e reparados sem prejudicar a estrutura do edifício.

Isso porque, a constante exposição à ação do tempo torna algumas áreas e materiais suscetíveis a desgastes, muitas vezes irreparáveis. Assim, para manter a segurança de todos os moradores e pedestres, é preciso analisar e tratar os defeitos aparentes na fachada.

Por exemplo, é comum a ocorrência de manchas, infiltrações, fissuras, rachaduras, trincas, entre outros problemas. Para a correta identificação dos pontos defeituosos, entretanto, é essencial contar com o auxílio de um especialista técnico para avaliar o atual estado.

A recuperação da fachada, desse modo, vai muito além de uma nova pintura. Ela está mais voltada para a parte estrutural do prédio, corrigindo falhas e mantendo as características originais com revestimentos similares aos existentes.

Vale apontar, ainda, que uma inspeção eficaz e uma manutenção periódica podem evitar intervenções mais complexas, o que diminui consideravelmente os custos e os riscos de possíveis problemas na fachada. Com isso, aumenta-se a vida útil do prédio, promovendo a valorização de todas as unidades.

É importante saber que a averiguação deve ser realizada a cada cinco anos, um prazo médio para garantir uma boa conservação do imóvel. Porém, a depender da danificação e do grau de alteração que o ambiente oferece ao prédio, talvez seja preciso fazer avaliações em espaços de tempo mais curtos.

Saiba como escolher uma empresa para restauração de fachadas em SP

Existem alguns critérios que devem ser observados pelo síndico ao solicitar o auxílio de uma empresa de restauração de fachada predial. É importante requerer, nesse momento, um documento detalhado contendo tudo o que será necessário para a manutenção.

Assim, a empresa deve especificar em detalhes o cronograma da obra, os materiais utilizados e, ainda, informações sobre o equipamento de segurança dos colaboradores. Portanto, o documento deve servir como fator decisivo, contendo o orçamento final do reparo.

Confira, a seguir, quais são os critérios que você deve observar na hora de buscar assistência de uma restauradora de fachada para o seu condomínio.

Averigue se a empresa conta com profissionais qualificados

O primeiro passo é pesquisar pelo histórico da empresa e de seus colaboradores, e averiguar se o banco de talentos conta com engenheiros e arquitetos. Dessa maneira, é essencial que o síndico busque por indicações de profissionais qualificados e que garantam um serviço de qualidade.

Além disso, é dever da empresa disponibilizar todo o equipamento de segurança da equipe de manutenção, como os EPIs e EPCs, garantindo a segurança dos funcionários, moradores e pedestres. Desse modo, ela deve comprovar que oferece legitimidade para realizar o serviço.

Cheque o CNPJ

Um fator importante é verificar se a prestadora de serviço está em ordem perante a Justiça, certificando-se de que ela não tem processos envolvendo, por exemplo, dívidas trabalhistas e previdenciárias.

Com a consulta do CNPJ é possível confirmar, também, se a empresa é especializada em restauração de fachada predial e que está apta a executar esse tipo específico de trabalho. É importante que o síndico, nesse momento, comprove a credibilidade da equipe.

Verifique o ART e RRT do serviço

O ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento exigido dos profissionais da engenharia. Do mesmo modo, o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) é voltado para os arquitetos. Contando com a emissão feita em um conselho responsável, toda a responsabilidade pelo serviço prestado fica a cargo dos especialistas.

Portanto, para comprovar a veracidade das informações dos colaboradores do projeto de restauração da fachada, o síndico deve estar atento para evitar contratar uma empresa que não apresente a validade do ART e do RRT. O registro do documento deve ser feito, portanto, sempre antes do início das obras.

Analise as qualificações da empresa

É preciso analisar todas as qualificações da empresa, como o ISO (Organização Internacional de Padronização), que comprova a utilização de normas para que a qualidade do serviço seja melhorada.

Com a certificação, é possível atestar que a equipe é capaz de fornecer um trabalho que atenda às necessidades e as expectativas dos clientes, sem contar na garantia de que a empresa segue as leis e os regulamentos exigidos.

Por fim, para optar por alguma prestadora de serviço especializada que atenda as demandas mais urgentes do seu condomínio, é essencial verificar se ela tem o certificado do ISO 9001, se está apta perante o Creci e, também, se oferece seguro em caso de acidentes ou outros tipos de problemas envolvendo falhas na obra.

Todos esses passos são fundamentais para que o processo de conservação do imóvel seja executado de forma otimizada e de acordo com as normas de qualidade exigidas. Dessa maneira, é dever do síndico analisar todos os detalhes antes de assinar o contrato requisitando a prestação do serviço.

Lembre-se de que antes de escolher uma empresa para restauração de fachadas em SP é preciso se atentar a uma série de detalhes. Por isso mesmo, o síndico deve optar pela opção que se encaixa dentro dos critérios listados, considerando também as necessidades do condomínio. Com isso, adquire-se a garantia de um serviço de qualidade!

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato com a Repinte e conheça todas as soluções que oferecemos para a sua reforma! Até a próxima!