Especialista em restauração predial.

5 dicas de como aumentar a segurança em condomínio

18 de março de 2019

Atualmente, uma preocupação bastante comum entre os síndicos é saber como melhorar a segurança nos condomínios — tanto verticais quanto horizontais. Para resolver a situação e precaver-se de maiores danos, a gestão deve propor aos moradores algumas alternativas.

Sabe-se que a tecnologia é uma forte aliada nesses momentos, por isso é interessante utilizá-la com o objetivo de evitar falhas e demais ocorrências que venham a prejudicar a unidade imobiliária. Entretanto, antes da administração tomar qualquer decisão, ou estipular normas, é necessário convocar uma assembleia para discutir os procedimentos a serem tomados.

Se interessou? Então, continue a leitura e conheça 5 dicas para aumentar a segurança em condomínio. Acompanhe!

Entenda a importância da segurança em condomínio

Com o crescimento dos centros urbanos e, consequentemente, da violência, é extremamente necessário tomar medidas para proteger o imóvel. Mesmo em edificações como os condomínios (que já oferecem uma garantia de maior segurança) é possível ocorrer incidentes de risco para os moradores.

Dessa forma, o síndico tem a responsabilidade de monitorar qualquer tipo de atividade suspeita — e assegurar um sistema de vigilância para controlar o ambiente.

Além disso, ele também deve convocar os condôminos a participarem das reuniões para tratar, exclusivamente, sobre as orientações para esses casos. Com isso, evita-se riscos e potenciais situações de perigo.

Conheça 5 dicas para aumentar a segurança

Existem inúmeras alternativas que podem ser aplicadas no condomínio, visando a melhoria e o aumento da segurança no local. A seguir, separamos 5 dicas para você apresentar aos moradores do seu imóvel. Confira!

1. Instale gaiola na portaria

Na portaria ou guarita do condomínio, é interessante reforçar a proteção dos vigilantes com uma gaiola — evitando a invasão de pessoas estranhas ou, até mesmo, de bandidos. Ela serve, ainda, para prevenir possíveis violências ou arrombamento no sistema de segurança da edificação.

2. Utilize câmeras de segurança interna em áreas comuns

As câmeras internas devem ser instaladas nas áreas comuns do imóvel, de forma que fiquem discretas e imperceptíveis a desconhecidos que transitam pelo local. Inclusive, é aconselhável definir um funcionário, de preferência em um lugar mais reservado, para cuidar das gravações. Assim, certamente a segurança torna-se muito mais eficiente.

3. Controle a entrada e saída de visitantes

Nesse quesito, a gestão deve ser bastante rigorosa — pois muitos assaltos ocorrem, justamente, por criminosos disfarçados. O vigilante ou porteiro tem a responsabilidade de realizar a identificação de cada pessoa que entra e sai do condomínio, exigindo uma documentação com foto. Entretanto, contando com as recorrentes falsificações, é necessário atentar-se cada vez mais com o controle de acesso de desconhecidos.

4. Treine os funcionários

O síndico pode escolher alguns funcionários e capacitá-los com instruções específicas voltadas à segurança. Dessa maneira, busque realizar treinamentos com as principais ocorrências de condomínios vizinhos e explique qual deve ser o procedimento para cada caso. Tendo em vista a vulnerabilidade de zeladores e porteiros, é extremamente importante repassar as informações de prevenção.

5. Contrate profissionais especializados

Caso seja possível, a gestão também pode contratar profissionais especializados nesse tipo de serviço — oferecendo uma estratégia mais interessante para a proteção do imóvel. Isso porque existem ações que só os especialistas no assunto entendem, devido à experiência e o treinamento que passaram.

A segurança em condomínio é um dos temas que mais gera dúvidas para o síndico. Nesse caso, as soluções devem ser discutidas com os moradores para se chegar a um consenso que seja aplicável. Com as nossas dicas, certamente será muito mais fácil oferecer essas e outras opções de proteção aos condôminos.

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga a Repinte nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no Facebook e Instagram. Até a próxima!