Especialista em restauração predial.

Reforma de fachada predial: principais pontos que você deve conhecer

22 de novembro de 2018

Com o tempo, é natural que as construções comecem a apresentar pequenos problemas que afetam a aparência e podem evoluir para complicações mais expressivas. Por isso, é preciso fazer uma reforma de fachada predial periodicamente.

Essa intervenção tem o objetivo de manter o imóvel bem conservado para que ele tenha não somente uma boa imagem, mas também seja um espaço agradável, atrativo e seguro para os moradores e frequentadores.

Mas, para que a reforma da fachada seja feita do jeito certo, é importante se preocupar com alguns pontos que garantirão a boa execução do projeto. É sobre isso que vamos falar neste post, apresentando os fatores que requerem a sua atenção para que a reforma seja um sucesso. Acompanhe.

A importância do planejamento para reforma de fachada predial

Para fazer a reforma de fachada predial, é fundamental realizar um planejamento. Afinal, até mesmo para pequenas reformas — como uma pintura de uma parede — é preciso que haja uma organização prévia com o intuito de executar o serviço da melhor forma possível.

No caso da reforma da fachada, isso é ainda mais importante por causa da grande dimensão que o serviço representa. Se não for muito bem pensada, essa obra pode interferir negativamente na rotina dos moradores e ainda apresentar risco à segurança, tanto deles como das demais pessoas.

Além disso, temos que considerar que a reforma também envolve questões financeiras. Esse fator precisa ser analisado com cautela para que se possa investir em materiais de qualidade, obtendo um bom custo-benefício e, ao mesmo tempo, executar um serviço de excelência, sem trazer impactos negativos para o orçamento do condomínio.

Também é fundamental considerar o quanto a reforma impactará a rotina dos moradores, pensando em seu bem-estar e segurança. Sem esquecer que há situações em que o projeto causa impactos na via pública.

Por essas e outras razões, a reforma de fachada predial não pode ser uma decisão impulsiva, mas precisa ser calculada com critérios rigorosos. Dessa forma, o trabalho será bem executado, alcançando resultados positivos sem trazer nenhum tipo de problema para o síndico.

Os principais cuidados que devem ser tomados

Embora a reforma de fachada predial precise ser pensada com cautela para não trazer nenhum tipo de problema, é perfeitamente possível executar um serviço de qualidade sem nenhum impacto negativo se for bem planejada.

Para isso, apenas é necessário observar os pontos que são cruciais para que o trabalho seja realizado do modo correto, respeitando cada etapa e ainda considerando a questão da segurança e conforto dos moradores.

A seguir, listamos os cuidados que precisam ser tomados para alcançar os melhores resultados.

Observar as exigências legais

Em alguns municípios, existem exigências legais que regularizam as intervenções em edifícios. Sendo assim, quando for observada a necessidade de realizar uma reforma ou manutenção, é preciso informar-se a respeito da legislação municipal.

Não se esqueça de sempre procurar informações atualizadas. Elas podem mudar de acordo com as necessidades do município. O ideal, na verdade, é estar sempre acompanhando essa legislação porque existe, inclusive, uma periodicidade determinada para as reformas serem feitas. Lembrando, mais uma vez, que todos esses fatores variam de acordo com a cidade.

Além disso, também é necessário ter a aprovação dos órgãos fiscalizadores para que a reforma seja feita. Sem esse documento em mãos, a obra segue como clandestina, passível de ser interrompida e ainda gerar multas e complicações legais para o seu responsável.

Fazer o planejamento

Já falamos um pouco a respeito desse assunto, mas é importante reforçar a necessidade de fazer o planejamento da reforma de fachada predial. É durante essa etapa que são definidos os pontos cruciais para o bom andamento da obra.

Podemos dizer que esse planejamento atua como um guia ou manual para definir antecipadamente como tudo será feito, de que forma será realizado e o que é necessário para que o projeto seja um sucesso sem interferir demasiadamente na rotina dos moradores, da via pública e a sua segurança.

Contar com a ajuda de um profissional nesse momento é interessante para que tudo seja realizado em uma sequência lógica. Não podemos esquecer a necessidade de também optar pelos materiais ideais, que estejam de acordo com as normas regulamentadoras para a realização desse tipo de projeto.

Solicitar autorização do autor do projeto original

Para que não haja nenhum tipo de abalo estrutural para o edifício, e também com o intuito de ter a certeza da segurança da reforma, é necessário solicitar autorização do autor do projeto original. Mais do que ninguém, ele pode indicar até que ponto as intervenções pretendidas são viáveis ou não.

Consultar o autor também é uma excelente medida para obter o seu parecer quanto àquilo que poderia ser melhor para o edifício. Dessa forma, sua ajuda permitirá aprimorar ainda mais a reforma para que ela seja executada da melhor maneira possível.

Obter aprovação da reforma em assembleia

Não se esqueça de que os moradores têm voz ativa. Sendo assim, para realizar a reforma de fachada predial, é necessário ter a aprovação dessa intervenção em assembleia. Com isso, o projeto poderá ser realizado tendo o sentimento de todos os interessados.

Lembrando que é fundamental ter um quórum específico para cada tipo de reforma que será executada. Para modificações na arquitetura do edifício, por exemplo, é preciso ter a unanimidade dos condôminos para que isso seja realizado. Portanto, informe-se a respeito da legislação em caráter municipal para obter esse quórum e prosseguir com o projeto.

Contratar uma empresa especializada

De nada adianta ter um excelente projeto se ele não for executado de forma adequada. Sendo assim, uma das suas maiores preocupações deve ser com a empresa fornecedora dos serviços, já que ela fica responsável por realizar as intervenções.

É fundamental fazer uma pesquisa entre as várias opções e selecionar a empresa que seja mais completa e experiente nesse setor. Ela precisa ter um bom tempo de serviço, ser especializada em reformas prediais, trabalhar com mão de obra devidamente treinada e ainda observar todas as questões legais e de segurança para os trabalhadores e as demais pessoas.

Para que você consiga optar pela empresa ideal, então:

  • faça uma boa pesquisa de mercado;
  • peça indicações para outros síndicos e profissionais do ramo;
  • analise com cuidado cada uma das opções;
  • informe-se sobre a experiência da empresa;
  • procure saber se ela responde a processos ou tem alguma complicação em seu histórico;
  • busque pela avaliação de clientes antigos;
  • confira se os trabalhadores são devidamente treinados e profissionais no assunto;
  • observe se empresa trabalha com os devidos equipamentos de proteção pessoais e coletivos.

Além de tudo isso, entre em contato com o responsável, agende uma reunião e tenha uma conversa franca e aberta para observar se a empresa atende às necessidades do condomínio. É fundamental que ela esteja de acordo com aquilo que você espera.

E não se esqueça de que não se trata de procurar por aquela que cobra um valor mais alto, porque o ideal é ter o melhor custo-benefício. Dessa forma, o serviço será executado sem que você tenha necessidade de um orçamento muito grande.

A reforma de fachada predial é importante para manter a imagem e a segurança do edifício, bem como aumentar a satisfação dos moradores e ainda estar de acordo com a legislação. Mas não se esqueça de planejar com cuidado, optar pelos materiais certos e contar com uma empresa especializada, a fim de obter apenas benefícios com essas intervenções.

Quer saber mais a respeito de detalhes importantes para fazer uma boa reforma de fachada? Então entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas para tirar suas dúvidas.