Especialista em restauração predial.

Restauração de fachadas de condomínio: veja os principais cuidados!

18 de setembro de 2018

Já pensou como a restauração de fachadas faz diferença na estética de um condomínio? Além de melhorar a aparência, a reforma também é importante para conservar e valorizar os bens imobiliários.

Para isso, é importante que alguns cuidados sejam tomados, como realizar manutenções periódicas de limpeza, pintura, rachaduras, além das comuns infiltrações. O síndico deve ser o responsável pela intervenção, mas apenas se todos os condôminos aprovarem, em assembleia, as reformas.

Pensando nisso, preparamos o artigo com os principais cuidados que devem ser levados em conta ao realizar a restauração das fachadas do seu condomínio. Confira!

A importância da restauração de fachadas

Restaurar fachadas é essencial para a valorização e conservação do condomínio. Imagine um possível comprador desistindo porque notou traços de desleixo ou defeitos aparentes na infraestrutura. Isso compromete a credibilidade do síndico e do condomínio, além dos próprios moradores que podem vir a apresentar queixas e problemas.  

Além disso, a segurança dos condôminos deve ser sempre preservada. Muito mais do que a estética, saiba que esse é um direito que deve ser garantido aos moradores pelo síndico e pela administração do condomínio. Portanto, o ideal é realizar uma verificação constante da infraestrutura e sugerir as melhorias necessárias.

Por fim, há a valorização do imóvel. De acordo com levantamento feito pelo portal Lugar Certo, fachadas atraentes são capazes de valorizar um imóvel em 15% a 20% do seu valor, enquanto prédios descuidados são desvalorizados.

Dessa forma, o síndico deve zelar pelo patrimônio e ser o principal responsável por qualquer tipo de manutenção, reforma ou limpeza das fachadas. Além da aparência externa, é importante que seja feita uma análise cuidadosa da estrutura predial, a fim de descobrir se existem sinais de deterioração mais urgentes.

Portanto, garanta sempre a qualidade e se dedique a monitorar as áreas de maior risco.

Os principais cuidados ao restaurar as fachadas do condomínio

Maquiar um problema pode acabar causando mais prejuízos do que benefícios, não é mesmo? Por isso, caso note que alguma parede necessita de pintura ou qualquer tipo de reparo, busque a real causa do defeito.

Muitas vezes, o que parece barato, na verdade, sai mais caro do que se imagina. Portanto, averigue qualquer problema que surgir na fachada do condomínio com cuidado e, de preferência, com a regularidade de alguns meses.

Como síndico, busque empresas qualificadas e que tenham experiência na área para que analisem também se a infraestrutura precisa ser modificada. Apenas um profissional pode identificar se os sinais externos indicam danos mais sérios que comprometem a segurança de todo o condomínio.

A seguir, confira os principais cuidados para a restauração de fachadas do imóvel.

Destacamento de revestimentos

Caso note que algum material, como cerâmica, tijolo ou pastilha, esteja rachado ou precisando de manutenção, aja imediatamente para evitar que algum acidente possa ocorrer. Antes de mais nada, isole a área com fitas ou telas para impedir que um condômino ou pedestre chegue próximo da área do revestimento.

Avise os moradores sobre o problema e deixe bastante claro que será necessário realizar uma reforma urgente. Logo após, é importante trocar qualquer tipo de peça danificada e, se possível, executar a modificação dos materiais em toda a fachada.

Infiltração

É comum ocorrer algum tipo de infiltração nos imóveis ou na fachada do condomínio. Isso se dá por inúmeros motivos, como tubulações mal instaladas, canos estourados, materiais de qualidade inferior, entre outros.

Portanto, assim que perceber infiltrações, busque um serviço de reparo que consiga identificar onde o problema está ocorrendo para impedir sua continuidade. A reforma pode ser simples e, na maioria dos casos, apenas a repintura das paredes já resolve a aparência da umidade.

Rachadura

Com o tempo, algumas fachadas costumam apresentar rachaduras ou trincas. Mesmo que não aparente um problema mais sério na estrutura, esse tipo de incidente pode acabar assustando muitos moradores.

Nesse caso, verifique se a causa das rachaduras é devido a alguma falha no acabamento da obra ou em sua infraestrutura. A seguir, invista em um serviço especializado para reparar as fendas abertas e opte por produtos mais duradouros, consistentes e que garantem maior qualidade.

Pintura

A pintura pode parecer uma reforma simples, mas saiba que qualquer tipo de fissura ou deterioração deve ser analisada com cuidado. Não basta apenas passar a tinta nas paredes, é preciso também observar se o material é adequado e assegura a conservação do imóvel.

Uma empresa especializada nesse serviço deve realizar uma análise completa do local que receberá a pintura além de utilizar os melhores produtos para manter sua durabilidade e evitar gastos excessivos para o condomínio.

Limpeza

Se a intenção é preservar ao máximo as fachadas, deve-se realizar a lavagem constante das estruturas e de seus materiais. Então considere contratar profissionais capacitados e experientes e que saibam quais produtos são mais adequados para cada área.

É importante que a limpeza das fachadas seja comunicada com antecedência aos moradores. Dessa forma, são evitados prejuízos para o sossego e bem-estar de todos.

Retrofit

Caso o condomínio conte com fachadas antigas e deterioradas, é possível realizar o retrofit. Essa técnica moderniza os revestimentos mais ultrapassados e torna sua estrutura adequada para os materiais modernos.

Aplicando o retrofit, o imóvel fica mais confortável e, com o tempo, mais valorizado e conservado. Portanto, a técnica de reforma é bastante procurada, não apenas por seu aspecto estético, mas também por diversas comodidades que os moradores adquirem.

É importante contratar uma empresa séria e experiente para realizar o serviço com segurança e profissionalismo. Dessa maneira, como síndico, analise bem as opções e, se possível, pesquise a reputação da companhia antes de fechar qualquer negócio.

É notório que realizar a restauração de fachadas do condomínio traz inúmeros benefícios ao imóvel. Seguindo nossas dicas, certamente o condomínio terá mais possibilidades de angariar investidores. Afinal, uma fachada bem cuidada, limpa e que transparece comprometimento por parte da administração atrai cada vez mais interessados!

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a Repinte e conheça todos os serviços de excelência que oferecemos — podemos ajudá-lo!