Pular para o conteúdo

Repinte

Trincas em edifícios

    Porque surgem e o que fazer para tratá-las?

    Além da estética, as trincas em edifícios podem ser a manifestação de um problema na estrutura e é preciso estar atento ao que fazer para tratá-las. 

    Entender como tratar as trincas em fachadas é uma tarefa muito importante e exige comprometimento de todos mas, principalmente, da gestão condominial. Para que você entenda melhor: esse é o tipo de problema que vai além da estética do prédio, as trincas podem afetar a estrutura e é um indício de que o “sinal de alerta” precisa ser acionado.

    Se a edificação sofre algum tipo de tensão ou tem a estrutura mal projetada, facilmente ocorrem deformações ao longo do tempo, trincas, principalmente. Isso se dá devido à dilatação ou retração térmica dos materiais.

    Se a edificação sofre algum tipo de tensão ou tem a estrutura mal projetada, facilmente ocorrem deformações ao longo do tempo, trincas, principalmente. Isso se dá devido à dilatação ou retração térmica do cimento — que apresenta falhas quando entra em contato com compostos químicos em excesso, como o sulfato. 

    Além disso, causas externas ao imóvel também podem causar trincas. É comum, por exemplo, que a trepidação de máquinas pesadas de obras na pavimentação das ruas ou, até mesmo, a alteração do fluxo de veículos ao redor do prédio causem o problema.

    É extremamente importante que a análise do local seja feita por um engenheiro para saber qual é a gravidade da ocorrência. É importante ressaltar que não são todas as trincas que oferecem riscos. Para isso, deve-se averiguar, em um curto espaço de tempo, se a fissura aumenta e se é possível tratá-la com simples reparos.

    Quais são os principais tipos de trincas em edifícios e porque surgem? 

    Fissuras de retração

    Esse tipo de fissura surge com frequência nas edificações. Nos canteiros de obra, o preparo do cimento exige uma alta quantidade de líquido, visando o aumento do composto e, também, para facilitar a funcionalidade dos elementos. 

    O processo de retração ocorre por causa da redução do volume da massa de concreto e, também, como consequência da perda de água do material.

    Fissuras de deformação

    Nesse caso, a constante exposição do imóvel ao sol, em determinados períodos do dia, pode ocasionar a chamada dilatação térmica. Ela também ocorre devido a cálculos mal formulados e, também, caso a construção sofra com sobrecargas.

    Esse tipo de fissura pode gerar deformações no traço do concreto. Por isso mesmo, a proporção dos diversos materiais que compõem o cimento deve ser muito bem planejada, a fim de evitar esse tipo de risco. 

    Fissuras estruturais

    No projeto de construção, é necessário considerar a acomodação e o assentamento do solo, ou seja, o local onde a estrutura será levantada. Portanto, a fundação deve ser bem-feita, evitando-se a possibilidade de a edificação sofrer com deslocamentos que ocasionam trincas.

    Caso a fissura apresente um tamanho superior a 0,5 mm, provavelmente a avaliação vai apontar problemas estruturais graves na obra. Nesse caso, elas devem ser analisadas por profissionais o quanto antes, a fim de evitar acidentes ou desabamentos no empreendimento.

    O que fazer para tratar as trincas em edifícios ?

    A administração do condomínio deve manter-se atenta às causas e possíveis consequências das trincas. Para isso, pode-se realizar manutenções preventivas, a fim de solucionar o problema. A utilização de telas de reforço para determinados locais, assim como a execução de juntas de movimentação e dilatação, são algumas opções para esses casos.

    Além disso, é imprescindível investir em profissionais que entendam do assunto! Só assim é possível obter um panorama completo da gravidade das trincas ou fissuras. Inclusive, eles devem ser solicitados antes mesmo do início do projeto, com o objetivo de encontrar as possíveis causas da geração das tensões no imóvel. 

    A Repinte é uma empresa paulista especializada em realizar todo o processo de restauração de fachadas, como pintura, troca de pastilhas e tratamento de trincas. São mais de 20 anos de mercado à frente de soluções que visam proporcionar um lugar bonito e seguro a todas as famílias do Brasil! 

    Gostou do conteúdo? Então, entre em contato com a Repinte e conheça todos os serviços que oferecemos para o seu imóvel. Até a próxima!

    Leia também:

    A importância da fachada na valorização do imóvel

    Teste de Percussão – O que é? Como é feito?