Pular para o conteúdo

Repinte

Teste de Percussão – O que é? Como é feito?

    Fato: prédios precisam de reparos. A fachada sofre com a exposição ao sol, sujidades e o próprio tempo. Além disso, essa exposição causa patologias internas e externas que podem afetar a estrutura do edifício. O que fazer para identificá-las? Teste de percussão. 

    O Teste de Percussão nas fachadas, é como um check-up médico para nós.

    O objetivo do teste é identificar as patologias do prédio, como: trincas, argamassa não aderente e descolamento da fachada. A partir desse laudo, os síndicos têm a clareza para decidir e programar as reformas que serão necessárias.

    Para você poder entender melhor como o teste de percussão é feito:

    Um profissional capacitado vai até à fachada do edifício e bate em sua superfície com ferramentas específicas à procura de sons chamados ‘’ocos’’. Isso porque o som do revestimento aderido propriamente à fachada difere de quando está solto. Você já deve ter visto prédios com algumas manchas pela fachada, não é mesmo? Elas são a marcação dos lugares que parecem ter algo fora do comum. A partir disso, são feitas anotações na planta gerando um mapeamento, e a emissão do laudo é desenvolvida com ajuda de um software. 

    Com esse mapa é possível ter precisão dos lugares que necessitam de reforma e a vantagem é que não existirão surpresas no valor final de serviço, já que todos os possíveis problemas foram identificados previamente.

    Sem esse laudo, a empresa contratada pode encontrar mais problemas do que é possível ver a olho nu, o que além de acarretar mudanças no orçamento final, pode deixar o cliente com uma pulga atrás da orelha em relação ao que realmente precisa ou não ser feito.

    Com este controle e a clareza sobre cada detalhe, o próximo passo é: mão na massa!

    Não deixe para depois, restaurações, principalmente as estruturais, merecem atenção redobrada para manter a segurança e preservação do imóvel.

    Busque profissionais capacitados para garantir o cuidado e assertividade no Teste de Percussão. Contate nossa equipe e tire suas dúvidas.