Pular para o conteúdo

Repinte

Ser feliz no lugar onde você mora melhora a sua saúde!

    Pense aqui com a gente: já voltou para casa depois de um dia extremamente cansativo e, assim que colocou a chave na fechadura de casa, sentiu uma explosão de bem-estar e conforto? Ou, talvez, ficou eufórico(a) de alegria quando um amigo(a) que não via há muito tempo sugeriu uma noite de vinho na sua casa? Vamos além: você desce do ônibus, olha para o seu prédio e sente uma felicidade crescente? Tudo isso tem explicação e não somos nós, da Repinte, que afirmamos isso… são as milhares de pessoas  que afirmam que voltar para o lugar que você ama é uma das melhores sensações do mundo! 

    Aqui você vai encontrar:

    Felicidade X saúde. Entenda essa relação.

    Porque nossa casa é um pilar da nossa felicidade pessoas? 

    Porque o bem-estar que essa relação causa vai além do interior da sua casa? 

    Como investir nesse pilar da sua felicidade é investir também na sua saúde? 

    “A felicidade está nos pequenos detalhes”

    Com certeza você já ouviu isso! Inclusive, é uma frase tão comum e popular que fica até difícil atribuir sua autoria a alguém. Fato é: não há verdade mais palpável do que essa! Muitas coisas podem nos fazer felizes, mas encontrar o seu pet depois do trabalho, curtir a vibe da sua música preferida sozinho(a) tomando um vinho ou assistir um filme com a sua família estão entre as conquistas apelidadas de “impagáveis”. E, adivinha? Tudo isso acontece na sua casa. As situações mais memoráveis e queridas acontecem no aconchego do seu lar e, é por isso, que afirmamos que a sua casa é o principal vetor da sua felicidade e, consequentemente, da sua saúde. 

    Felicidade X saúde. Entenda essa relação.

    Um estudo realizado com homens e mulheres de meia idade examinou os efeitos biológicos da sensação de felicidade em várias situações rotineiras. Os participantes da pesquisa avaliaram se estavam felizes em diferentes momentos do dia e repetiram a mesma análise 3 anos depois. Resultado? Os participantes que indicaram ter mais momentos felizes tiveram batimentos cardíacos menos acelerados e boa pressão arterial. Uma outra análise acompanhou 4.000 ingleses com idade entre 52 e 79 por cinco anos. Durante esse tempo, os pesquisadores colheram informações durante vários momentos do dia e constatou-se que o risco de morte foi de 35% menor nos voluntários que relataram momentos e emoções associados à felicidade. 

    Todos os exemplos mencionados acima fazem parte do complexo de pequenos e rotineiros momentos felizes, que nos afetam com mais força e impacto do que qualquer outro, já que são cumulativos. Você os vive e vivencia todos os dias em diferentes momentos. E o resultado disso é uma vida feliz mais longa e satisfatória. 

    Porque nossa casa é um pilar da nossa felicidade pessoal?

    Já falamos que mencionamos que os momentos mais felizes (esses pequenos e rotineiros) acontecem dentro de casa. Mas, além disso, nosso lar conta com fatores determinantes  psicológicos, emocionais e fisiológicos que também são responsáveis pelo pilar da nossa felicidade, alguns são: 

    Sensação de segurança e proteção: 

    Nossa casa é o lugar onde nos sentimos seguros e protegidos. Ele serve como um santuário pessoal onde podemos relaxar, descontrair e ser nós mesmos. Essa sensação contribui para uma sensação de conforto e felicidade.

    Familiaridade e pertencimento

    O lar está associado à familiaridade e ao sentimento de pertencimento. É onde construímos memórias, estabelecemos rotinas pessoais e nos cercamos de objetos e espaços que refletem nossa identidade. Retornar a esse ambiente evoca emoções positivas e uma sensação de enraizamento, que também contribui para a felicidade. 

    Redução do estresse

    A casa geralmente é um refúgio das demandas e estressores do mundo exterior. Voltar para casa nos permite ficar  longe do trabalho ou de outras responsabilidades. Temos espaço e tempo para nos envolver em atividades que consideramos agradáveis ​​e relaxantes. Essa redução do estresse pode levar a um aumento da felicidade e do bem-estar.

    Autonomia e personalização

    A capacidade de se expressar por meio da disposição de móveis, decorações e pertences pessoais pode proporcionar uma sensação de autonomia e controle. Ter um espaço que reflita os gostos e preferências pessoais pode contribuir para um estado emocional positivo.

    Além disso, o ambiente construído ao redor da nossa casa (o prédio ou condomínio) desempenha um papel vital em nosso bem-estar emocional. Uma arquitetura esteticamente agradável, locais bem conservados e um design urbano atraente podem influenciar positivamente nosso humor e orgulho de nosso entorno.

    Porque o bem-estar que essa relação causa vai além do interior da sua casa?

    “Descer do ônibus e ficar aliviado ao olhar para o seu prédio.”

    “Estacionar o carro na garagem e andar por um ambiente seguro e bonito até em casa.”

    “Levar seus amigos e família para uma visita e ficar satisfeito(a) e orgulhoso(a) de apresentar o lugar onde você vive!”

    “Levar seu pet para passear nas dependências de um condomínio que esteja bem cuidado e ficar feliz em ficar bastante tempo do lado de fora.”

    “Fazer um churrasco em um ambiente restaurado e bonito.”

    “Viver as melhores experiências e conservar lembranças incríveis com o plano de fundo de um ambiente bonito, seguro e confortável.”

    Tudo isso e muito mais está relacionado ao bem-estar e a rotina que construímos e escolhemos viver. O “lar” vai muito além das quatro paredes, a ideia contempla todo o que está em volta e cada um desses detalhes é responsável por parte da sua felicidade. 

    Como investir nesse pilar da sua felicidade é investir também na sua saúde?

    São dezenas de exemplos, mas o que podemos levar como resposta diante de tudo o que conversamos hoje é: sua casa, seu condomínio e o seu prédio estão diretamente ligados aos detalhes que fazem seu dia ser feliz e te fazem sentir bem. Ficar de olho na restauração do seu prédio e garantir que uma equipe especialista esteja à frente disso é preservar sensações, lembranças e emoções. 

    Leia também:

    Isso pode acabar com a restauração da sua fachada…

    Não vire um alvo das multas! Entenda o que categoriza uma alteração de fachada e quais são as sanções aplicadas em casos de divergência.