Pular para o conteúdo

Repinte

Restaure as emoções sobre o lugar onde você mora com essas 3 dicas práticas

    Você chega em casa e não sente mais aquela sensação de aconchego e paz de antes? As coisas que você vê não agradam e falta vontade de chamar os amigos e família para jantar? Calma. Você não precisa mudar de endereço para resolver esse problema. Esse sentimento é normal. Ele chega para todos em algum momento da vida, principalmente quando moramos no mesmo lugar por muito tempo e passamos várias temporadas sem renovar o visual do ambiente. Muito além de uma reforma interna gastando rios de dinheiro, vamos te mostrar agora como restaurar as emoções pelo lugar onde você mora com dicas práticas, funcionais e, o melhor: baratas. 

    Aqui você vai encontrar:

    Porque enjoamos do lugar onde moramos?

    Fatos que provam que mudar de endereço nem sempre resolve o problema

    Emoções X conforto X bem-estar. A Tríade da felicidade 

    As 3 dicas práticas para restaurar as emoções sobre o lugar onde você mora

    Trocar de casa não é como trocar de roupa, ou como trocar de carro. Um imóvel não é um bem fácil de comprar ou vender. Tem valor agregado alto. Precisa de um investimento considerável mensal para se manter e, como se isso não fosse suficiente, compõem uma parte importante da nossa felicidade. Diante de tantos fatos, porque algumas pessoas (você, eu e a outra metade da população), às vezes não se sente feliz dentro da própria casa? A gente vai te explicar!

    Porque enjoamos do lugar onde moramos?

    As pessoas podem se cansar de onde moram por vários motivos, e esses motivos podem ser influenciados por uma combinação de fatores pessoais, sociais e ambientais. Um deles, por exemplo, é a familiaridade. Quando vivemos no mesmo lugar por muito tempo, nos acostumamos com o ambiente. A novidade desaparece e a sensação de empolgação e descoberta diminui. Rotinas cotidianas e ambientes previsíveis podem levar a uma sensação de monotonia. A falta de beleza natural ou apelo estético também é um ponto importante, já que  os seres humanos têm uma apreciação inata pela beleza e pela estética. Se um ambiente de vida carece de paisagens naturais, arquitetura atraente ou ambientes visualmente estimulantes, os indivíduos podem se sentir sem inspiração e entediados.

    É importante observar que as preferências e perspectivas individuais desempenham um papel significativo na formação da experiência de tédio de uma pessoa. O que pode ser emocionante e gratificante para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra. 

    Fatos que provam que mudar de endereço nem sempre resolve o problema

    Pense com a gente: se o seu apartamento foi comprado, temos certeza de que esse foi um sonho muito planejado e desejado para ser vendido por um preço baixo só para se livrar da monotonia, certo? Além disso, se você é do tipo que enjoa fácil, o que garante que não vai enjoar do próximo? A sensação de renovação está muito relacionada ao que fazemos para inovar do que com o lugar que estamos inseridos. Não dá para pular de galho em galho para sempre. Até as maiores florestas tem seus limites. 

    É claro que, falamos aqui de fatores estéticos que estão influenciando o seu apreço e conforto pelo lugar onde mora. Não se encaixam no contexto os problemas estruturais do prédio ou qualquer outro que siga a mesma linha de relação. Mas, voltando ao nosso foco de hoje: mudar o endereço agora pode não ser suficiente justamente porque, no futuro, esse assunto pode voltar a ser o problema. É por isso que precisamos entender bem a relação dos nossos sentimentos com o ambiente em que vivemos. 

    Emoções X conforto X bem-estar. A Tríade da felicidade

    Emoções, conforto e bem-estar são considerados fundamentais para a felicidade das pessoas porque desempenham papéis cruciais na formação de nossa qualidade de vida e satisfação geral. Vamos entender melhor cada um deles:

    Emoções

    As emoções são o núcleo de nossas experiências subjetivas e influenciam muito nosso bem-estar. Emoções positivas como alegria, amor e contentamento contribuem para sentimentos de felicidade e realização. Eles melhoram nosso humor, aumentam a resiliência diante dos desafios e promovem conexões sociais positivas. Emoções negativas como tristeza, raiva ou medo também são importantes, pois fornecem informações valiosas sobre nosso bem-estar e nos ajudam a lidar com possíveis ameaças ou problemas. Experimentar uma ampla gama de emoções e ter a capacidade de regulá-las efetivamente contribui para a saúde psicológica e a felicidade.

    Conforto

    Conforto refere-se a um estado de bem-estar físico e psicológico, onde nos sentimos relaxados, seguros e em paz. Um ambiente confortável, como uma casa aconchegante ou um condomínio seguro, proporciona uma sensação de segurança e estabilidade. Quando temos acesso a necessidades básicas como alimentação, abrigo, roupas e assistência médica, podemos nos concentrar em outros aspectos de nossas vidas e buscar objetivos mais elevados. O conforto físico também se estende aos nossos relacionamentos, ambiente de trabalho e atividades diárias. Sentir conforto nos permite estar mais presentes, engajados e abertos a experiências positivas, o que contribui para nossa felicidade geral.

    Bem-estar

    O bem-estar abrange múltiplas dimensões, incluindo aspectos físicos, mentais e sociais. Envolve sentir-se bem e funcionar de forma eficaz em diferentes áreas. O bem-estar físico está relacionado a ter boa saúde, energia e vitalidade. O bem-estar mental envolve ter uma mentalidade positiva, autoestima e resiliência para lidar com os desafios da vida. O bem-estar social refere-se à qualidade de nossos relacionamentos, conexões sociais e senso de pertencimento. Quando essas dimensões são equilibradas e preenchidas, experimentamos uma sensação de bem-estar geral, que está intimamente ligada à nossa felicidade e satisfação com a vida.

    Emoções, conforto e bem-estar estão interligados e influenciam-se mutuamente. As emoções positivas contribuem para uma maior sensação de conforto e bem-estar, enquanto o conforto e o bem-estar suportam a experiência de emoções positivas. Quando esses elementos estão em harmonia, é mais provável que os indivíduos experimentem maior felicidade, realização e satisfação geral com a vida. E, não é muito difícil adivinhar qual o lugar onde essa tríade mais está presente: na nossa casa. É no lar que as pessoas vivem as maiores emoções: construir suas famílias, passar pelos aniversários, os jantares em família. É em casa, também, que experienciamos nossas maiores sensações de conforto e bem-estar. Se não estamos bem com a nossa casa, nada fica muito bem. 

    As 3 dicas práticas para restaurar as emoções sobre o lugar onde você mora

    Vamos recapitular algumas coisas importantes que discutimos até aqui:

    1 – Você está enjoado e perdeu o encanto pelo lugar onde mora;

    2 – Nao temos rios de dinheiro para gastar com reformas e mudanças;

    3 – Os seres humanos têm uma apreciação inata pela beleza e pela estética;

    4 – Mesmo com a possibilidade de mudança, ela poderia não resolver o problema;

    5 – Emoções X conforto X bem-estar são a tríade da nossa felicidade. 

    Com essa checklist, a conta nunca vai fechar. Parece impossível alcançar todos os itens sem gastar muito dinheiro ou sem mudar de vez. Mas, calma! A Repinte sempre cuida de tudo de tudo para você, inclusive das dicas. 

    É importante lembrar que o lugar onde você mora vai além das paredes do seu apartamento. O lugar onde você mora compreende cada perímetro do seu condomínio, desde a sua varanda até a área de lazer. Você precisa sentir prazer com cada pedacinho. Se você morar em uma cidade grande, onde a metragem dos apartamentos costumam ser menores, isso é ainda mais importante. Tudo precisa estar estéticamente agradável para você. Dito isso, vamos às dicas:

    1 – Mude, primeiro, os móveis de lugar. Se eles forem planejados, invista numa decoração simples para o interior do seu apartamento e veja como se sente. Lembre-se: tudo o que somos e nos tornamos é composto por memórias. Traga na decoração elementos que representam momentos especiais e marcantes. 

    2 – Caminhe mais pelas áreas comuns do seu condomínio e liste as que mais gosta e as que precisam de um visual novo. Isso é importante. Você precisa sentir prazer ao sentar no banco do parquinho para ler um livro e precisa se sentir seguro e feliz para chamar seus amigos para jantar na sua casa. Precisa saber que eles vão entrar em um ambiente seguro e bonito do qual se orgulhe. Isso conta muito. 

    3 – Na reunião de condomínio, leve a sua lista e sugira, sempre, melhorias para a restauração do seu condomínio. O “enjoar”, como já falamos, é um sentimento muito comum e mais pessoas podem partilhar dele. Suas sugestões podem agregar muito na felicidade dos seus vizinhos. 

    Ah, não esqueça de contar com uma equipe que valoriza as suas emoções. Conte com a Repinte! 

    Leia também:

    Isso pode acabar com a restauração da sua fachada…

    Não vire um alvo das multas! Entenda o que categoriza uma alteração de fachada e quais são as sanções aplicadas em casos de divergência.