Pular para o conteúdo

Repinte

Porque as cores dos prédios são parecidas?

    Se você mora em São Paulo e já foi a algum lugar alto – como o Farol Santander, por exemplo – notou uma imensidão monocromática com um ou outro pontinho colorido. Se estiver no centro da cidade, nem precisa subir a um lugar alto, é só olhar ao redor e vai se deparar com a mesma paleta de cores. Isso tem explicação e vai muito além da estética!

    Aqui você vai encontrar:

    Por que as cores dos prédios são parecidas? 

    Como a cor dos prédios impacta o clima em uma grande cidade?

    Como a pintura e restauração predial podem diminuir o impacto no clima das grandes cidades? 

    Quando o assunto é prédio, vários detalhes vão muito além da estética. A construção de um imóvel desse tipo, por exemplo, exige muito estudo e estratégia para não impactar a redondeza, a natureza e os moradores vizinhos. Nesse aspecto, temos, também, as cores que serão utilizadas. Pintar um edifício com uma cor neutra não é regra, tanto que, vez ou outra, nos deparamos com um prédio com uma paleta de cores que chama mais atenção. Mas, vamos por partes para você entender melhor este assunto. 

    Por que as cores dos prédios são parecidas?

    A semelhança nas cores dos edifícios pode ser atribuída a vários fatores, incluindo tendências arquitetônicas, influências culturais, regulamentos de planejamento urbano e preferências estéticas. Vamos explicar melhor cada uma delas:

    Tendências arquitetônicas

    Arquitetos e designers geralmente seguem certas tendências e estilos ao planejar e construir edifícios. Isso pode levar a aglomerados de edifícios com cores semelhantes à medida que são projetados e construídos em um determinado período de tempo ou movimento arquitetônico. Por exemplo, em meados do século 20, houve um uso generalizado de cores neutras como bege, cinza e branco na arquitetura modernista e muito disso reflete até hoje. 

    Influências Culturais

    Diferentes regiões e culturas têm suas próprias tradições arquitetônicas e preferências de cores. Essas influências culturais podem resultar em edifícios com cores semelhantes dentro de uma área específica. Por exemplo, nos países mediterrâneos, você pode encontrar edifícios com tons vibrantes de azul e branco.

    Regulamentos de Planejamento Urbano

    Algumas cidades e municípios têm regulamentos e diretrizes que regem a aparência de edifícios em determinadas áreas. Esses regulamentos podem incluir orientações sobre esquemas de cores, visando criar um ambiente visual coeso e harmonioso. Como resultado, os edifícios dentro de um determinado distrito ou bairro podem ter cores semelhantes também. 

    Conforto térmico

    Tons claros de branco, bege ou cinza, tendem a esquentar menos em comparação com cores mais escuras ou mais brilhantes. Isso se deve a um fenômeno conhecido como “efeito telhado frio” e às propriedades reflexivas de cores mais claras.

    Como a cor dos prédios impacta o clima em uma grande cidade?

    Como falamos no último item, cores neutras tendem a reduzir a absorção de calor. Elas contam com maior capacidade de refletir a luz solar. Quando a luz do sol atinge a superfície de um edifício, as cores mais claras refletem uma porção maior da radiação solar de volta à atmosfera. Essa reflexão reduz a quantidade de energia solar absorvida pelo edifício, levando a um menor acúmulo de calor. Em contraste, cores mais escuras absorvem mais radiação solar e a convertem em calor, fazendo com que o edifício aqueça.

    Em áreas urbanas, a grande concentração de edifícios e superfícies escuras (como o asfalto, por exemplo) pode contribuir para o efeito de ilha de calor urbana, onde as cidades se tornam significativamente mais quentes do que as áreas rurais circundantes. Ao usar cores neutras no exterior dos edifícios, a absorção geral de calor no ambiente urbano pode ser reduzida. Isso ajuda a criar um ambiente de vida mais confortável.

    Vale a pena mencionar que outros fatores, como materiais de isolamento, orientação do edifício, dispositivos de sombreamento e ventilação adequada, também desempenham papéis importantes na determinação da absorção de calor e eficiência energética de um edifício. Embora as cores neutras possam ajudar a reduzir o acúmulo de calor, elas são apenas um componente de uma estratégia abrangente para um projeto de construção sustentável e com eficiência energética.

    Como a pintura e restauração predial podem diminuir o impacto no clima das grandes cidades?

    Basicamente: eficiência energética. 

    A pintura e a restauração predial fornecem um caminho para melhorar a eficiência energética, mitigar o efeito da ilha de calor urbana, reduzir as emissões de carbono, promover materiais sustentáveis ​​e melhorar a qualidade ambiental geral nas grandes cidades. Essas medidas contribuem para uma infraestrutura urbana mais sustentável e resiliente ao clima.

    Leia também:

    Isso pode acabar com a restauração da sua fachada…

    Não vire um alvo das multas! Entenda o que categoriza uma alteração de fachada e quais são as sanções aplicadas em casos de divergência.