Pular para o conteúdo

Repinte

A importância da manutenção preventiva de edifícios corporativos nas práticas ESG

    O futuro está a um amanhã de distância. E, como parte dele, precisamos nos movimentar a favor de práticas que promovam a saúde do nosso planeta e das pessoas. É por isso que o termo ESG (Environmental, Social and Governance), tem ganhado espaço desde 2004. Ele foi citado pela primeira vez em uma publicação do Pacto Global da ONU, em parceria com o Banco Mundial. A ideia ganhou força depois que o ex- secretário-geral da ONU, Kofi Annan, provocou grandes instituições financeiras a implantar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. O objetivo, claro, é mitigar o impacto e deterioração dos recursos naturais.

    Todos os setores podem fazer mais pelo mundo, inclusive na manutenção preventiva de edifícios corporativos e, até mesmo, residenciais. Isso porque, manutenções preventivas garantem a segurança e perfeito funcionamento de todas as partes de um edifício, garantindo, assim, uma operação responsável, econômica, sustentável e que promova as boas práticas de governança. 

    Para que você entenda melhor: uma manutenção preventiva de edifícios corporativos refere-se, principalmente, às atividades de rotina programadas e realizadas na estrutura e/ou equipamentos, a fim de prolongar a vida útil destes e promover a segurança contínua do prédio. Além disso, a manutenção preventiva detecta problemas antes que eles se tornem sérios e caros demais para se corrigir. 

    Sem contar, claro, que uma manutenção preventiva bem executada impacta diretamente os 3 pilares do ESG:

    Ambiental

    A certificação de que todos os componentes do edifício funcionam adequadamente otimizam a economia de energia (minimizando a emissão de carbono), diminui o uso de água e tem menor impacto ambiental. 

    Social 

    A manutenção preventiva em edifícios corporativos (e, também, residenciais), garante a segurança e bem-estar de todas as pessoas que o frequentam. Mitigando impactos negativos na rotina e na estrutura predial. 

    Boa governança

    Ao realizar manutenções preventivas, você garante que todo o edifício opere em conformidade com as normas, evita sanções e mantém cada espaço seguro, bonito e confortável. 

    A Repinte já opera em favor de cada um desses pilares! Atualmente, aumentamos o uso de materiais de qualidade a base de água, fundamentamos parcerias para a logística reversa de latas e baldes usadas na prestação de serviços e realizamos a instalação de painéis solares na sede da nossa empresa para otimizar a eficiência energética. Além disso, também visualizamos uma frota 100% elétrica até o ano de 2028. As ações já começaram pela aquisição da Voltz EVS Work. Muitas outras práticas já estão previstas e, juntos, podemos caminhar rumo a um amanhã melhor.

    Comece também! Agende sua restauração preventiva com a Repinte.

    Leia também:

    Síndico e zelador: entenda a diferença e o porquê ambos são necessários na administração de condomínios.