Pular para o conteúdo

Repinte

Síndico e zelador: entenda a diferença e o porquê ambos são necessários na administração de condomínios.

    Para se alcançar uma boa administração de condomínios é preciso saber quais profissionais são necessários para manter a organização dos edifícios e o bem-estar e segurança dos moradores. Por esse motivo, não podemos deixar de mencionar o zelador e o síndico como dois pilares essenciais para que tudo funcione bem! É importante ressaltar que, mesmo que ocorram apontamentos frequentes sobre a semelhança entre um e outro, ambos exercem funções distintas no gerenciamento do espaço.

    Confira a seguir a diferença entre eles e o porquê ambos são essenciais na administração de condomínios.

    Qual é a principal diferença entre o síndico e o zelador? 

    O zelador e o síndico são encarregados de manter o bom funcionamento do condomínio e para isso é necessário que eles trabalhem em conjunto. Contudo, apesar de possuírem o mesmo objetivo, eles se diferenciam quando falamos das funções práticas do dia a dia. 

    O síndico é o representante oficial do condomínio e é dever dele assegurar que o espaço esteja bem conservado, organizado e seguro para garantir o conforto e qualidade de vida para os moradores. Além disso, ele é responsável por administrar as contas e acompanhar o desempenho do serviço de empresas terceirizadas e funcionários, como por exemplo o zelador, que por sua vez irá fiscalizar o uso das áreas comuns, realizar manutenções básicas e notificar o síndico sobre a necessidade de realizar outros reparos e melhorias no local. Sendo assim, o zelador supervisiona se as ordens do síndico estão sendo cumpridas corretamente .    

    Quem contrata o Síndico e o zelador?

    A  escolha de quem será o síndico normalmente é feita por meio de uma assembleia de moradores, lembrando que ele pode ser um síndico profissional ou um síndico morador. Já o zelador deve ser contratado pelo condomínio através do representante legal, ou seja, o síndico.

    Porque ambos são importantes?

    Nas residências habitadas por um grande número de pessoas e áreas compartilhadas é necessário que alguém inspecione e cuide para que não ocorram problemas e conflitos internos. Além disso, os moradores precisam ter alguém para recorrer caso haja dúvidas e questões a serem resolvidas e por isso, o síndico e o zelador devem estar de prontidão para essas situações. 

    Lembrando que, em casos de necessidade de restauração predial, o síndico é responsável pela contratação e acompanhamento da obra, enquanto o zelador será o responsável por ajudar a conferir se tudo está sendo desenvolvido como programado. 

    A Repinte conta com um setor dedicado a sanar todas as dúvidas e nossos profissionais estão prontos para deixar o seu condomínio ainda mais bonito, alinhando as entregas e etapas do projeto com o síndico e zelador competentes. 

    Entre em contato e tire suas dúvidas!