Pular para o conteúdo

Repinte

Quais são as funções do zelador?

    Se tivéssemos que definir as funções do zelador em apenas uma palavra, seria algo impossível. Isso porque são tantas as suas responsabilidades e tarefas diárias, que podemos chamá-lo de profissional multitarefas. 

    Com a missão de fazer uma boa gestão referente ao bom funcionamento do condomínio e também dos colaboradores ali presentes, muitas vezes alguns moradores podem confundir determinadas tarefas que podem ou não ser de responsabilidade do zelador. Sendo assim, para sanar essa dúvida de uma vez por todas, traremos a seguir quais são as funções do zelador. Confira:

    Gestão de colaboradores

    É de responsabilidade do zelador realizar a gestão de colaboradores do condomínio. Sendo assim, faz parte de sua função realizar a distribuição de tarefas diárias entre os funcionários referentes a limpeza e faxina de todas as áreas do edifício. Treinar e orientar novos colaboradores também é seu papel, além de fiscalizar se o trabalho de todos está sendo realizado de maneira correta.

    Braço direito do síndico

    O zelador também deve auxiliar o síndico em determinadas tarefas do condomínio. Entre elas, podemos citar a comunicação de irregularidades para o síndico e para a empresa administradora do prédio, elaboração de escalas e folgas de todos os colaboradores, zelar pelo cumprimento do regulamento interno e pelo sossego entre os moradores, podendo intervir em caso de incômodo e posteriormente, relatar ao síndico o ocorrido.

    Auxílio aos moradores

    Entre as funções do zelador, auxiliar e orientar os moradores também está entre os tópicos mais importantes. Verificar problemas estruturais em áreas comuns e também nas unidades, ter uma pequena noção dos equipamentos do edifício para que consiga observar possíveis problemas e comunicar o síndico em busca da solução, alertar os condôminos sobre normas a serem seguidas, além de ser a ponte para reclamações entre moradores e síndico, no caso da ausência do primeiro durante o ocorrido.

    Supervisão de reformas

    Para que tudo ocorra conforme o planejado, é de extrema importância que o zelador faça o acompanhamento e fiscalização das reformas e reparos de áreas comuns do edifício. Além disso, em caso de imprevistos, sua presença é essencial para que o problema seja rapidamente reportado ao síndico. O zelador também pode realizar o acompanhamento de obras de condôminos em suas unidades, para verificar se a obra não irá causar nenhum problema na parte estrutural do prédio.

    O zelador é, sem sombra de dúvidas, essencial para que todas as regras do condomínio, além da convivência entre colaboradores e moradores, flua de maneira correta. Valorize esse profissional que trabalha diariamente em prol do nosso bem-estar!