Pular para o conteúdo

Repinte

O que fazer para proteger as armaduras contra a corrosão?

    Preservar as melhores memórias e experiências no lugar onde você mora é sempre importante. E é justamente por isso que precisamos falar mais sobre o tratamento de armadura exposta e o quanto você, como morador ou síndico, deve se preocupar com ela!

    Com certeza você já foi a algum estacionamento e se deparou com um pilar com as ferragens expostas. Isso é bastante comum, infelizmente. O processo de corrosão pode acontecer por vários fatores, mas os mais comuns envolvem o uso de um material de baixa qualidade, cobertura inadequada da armadura ou falta de uso de anti-corrosivos. Esses três fatores contribuem para a exposição da armadura ao oxigênio e a umidade. Elas entram em contato com o aço da armadura, causando ferrugem. Por ser uma substância expansiva, a ferrugem causa trincas e fissuras no concreto, enfraquecendo a estrutura. E é aqui que precisamos chamar a atenção para um fator importantíssimo em nossa conversa: além do impacto na estética do prédio, isso traz sérios riscos à segurança de quem mora ou trabalha nele.

    É por isso que aqui você vai encontrar as respostas para:

    Quais são as principais causas de corrosão nas armaduras?

    Por que essa corrosão prejudica a edificação e quais os danos que podem comprometer a segurança da sua família?

    O que fazer para resolver o problema da corrosão em armaduras e deixar o lugar onde você mora seguro e bonito?

    Quais são as principais causas de corrosão nas armaduras?

    Já ouviu falar naquele ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”? 

    Pois é, uma das principais causas da corrosão é a exposição a umidade e agentes aquosos agressivos ao ferro por um longo período em uma estrutura que não foi protegida como deveria. 

    A base dos pilares são as mais propensas à corrosão, levando em consideração fatores como: 

    • Falta de cuidado ao preencher o pilar com concreto na finalização da construção;
    • Acúmulo de água por um longo período;
    • Penetração de cloretos na estrutura, advindos da maresia e água do mar;
    • Carbonatação – gerada por concentração do CO 2, a umidade relativa do ar, a relação água/cimento, a porosidade, a cura, a granulometria de agregados e afins. 

    Vamos ressaltar uma informação importante aqui: a exposição da armadura leva tempo. Para que ela fique como no exemplo abaixo, é necessário anos de falta de restauração adequada.

    Por que essa corrosão prejudica a edificação e quais os danos que podem comprometer a segurança da sua família?

    Não dá pra cultivar e criar boas memórias em um lugar onde você não se sente seguro, não é mesmo? Todo o processo de restauração predial é importante, mas quando falamos em estrutura além da estética, o assunto fica ainda mais sério! 

    A corrosão da armadura afeta diretamente a estrutura do edifício, já que quando a ferragem não tem proteção, ela fica exposta e fraca. Isso, normalmente, exige um reforço estrutural para que o prédio tenha mais estabilidade e continue seguro.

    A armadura em si é o elemento de sustentação de qualquer edifício  e qualquer dano a ela prejudica a efetividade da sustentação. Além de incidir o risco de estufamento e queda 

    do revestimento. Também vale ressaltar que um sinal claro da corrosão é o surgimento de fissuras, trincas, rachaduras, manchas, deformação e deslocamento do concreto. Tudo isso é indicativo de que o seu edifício precisa da atenção de profissionais sérios no ramo da restauração predial. 

    O que fazer para resolver o problema da corrosão em armaduras e deixar o lugar onde você mora seguro e bonito?

    O tratamento de armadura exposta em uma restauração predial é um processo essencial para preservar e fortalecer a estrutura e deve ser feito apenas por especialistas, considerando os processos e etapas envolvidas, como, por exemplo:

    Preparação da superfície

    A primeira etapa é a limpeza da área afetada para remover detritos soltos, oxidação, sujeira ou contaminantes. Isso geralmente é feito com jateamento abrasivo, escovação mecânica ou lavagem de alta pressão.

    Remoção de corrosão e produtos solúveis

    As partes corroídas das armaduras são removidas com ferramentas apropriadas e produtos químicos especiais. Isso visa eliminar a corrosão ativa e os produtos solúveis resultantes dela.

    Aplicação de inibidores de corrosão

    Os inibidores de corrosão são produtos químicos aplicados às armaduras expostas para retardar o processo de corrosão. Os inibidores ricos em Zinco são os mais adequados, formando uma camada protetora sobre as armaduras, reduzindo a oxidação.

    Reparo do concreto

    Se houver áreas danificadas no concreto, elas são reparadas com argamassas especiais e produtos específicos para aquela determinada ocasião. Isso ajuda a restaurar a integridade estrutural e estética da superfície

    Proteção da Superfície

    Para prevenir futuros danos, após a recomposição das áreas, utilize materiais argamassados e/ou cerâmicos de primeira linha para executar o acabamento. Esse revestimento auxiliará na criação de uma barreira contra a penetração de água e agentes agressivos na edificação.

    Condômino, viu alguma armadura exposta por aí? Acione o síndico e peça pra ele contatar a Repinte, a gente cuida disso pra você.