Pular para o conteúdo

Repinte

Airless: o que é e quais as vantagens do serviço para restaurações prediais

    Você, certamente, já ouviu falar em pintura com compressor, mas conhece a pintura com airless? Esse é um método novo e que é, em muitos pontos, superior ao compressor. Porém, não é tão conhecido e, em alguns casos, pode ser confundido. 

    A pintura com airless é feita através de um equipamento de alta pressão que pulveriza a tinta e projeta as partículas em padrão de leque sem a necessidade de um compressor de ar.

    A aparência da fachada de um prédio é um fator essencial para sua valorização, afinal uma fachada bonita é a melhor maneira de causar uma boa impressão em quem visita, seja para arrendar um apartamento ou para fazer negócio. 

    Entretanto, a pintura não é importante apenas para a parte estética do prédio. Ela ajuda também na sua impermeabilização, afastando a umidade e evitando possíveis infiltrações que comprometem o imóvel e exigem reparos mais intensos.

    Para evitar esse problema, é recomendado fazer uma inspeção visual do condomínio a cada seis meses para verificar a necessidade de manutenção, e isso é responsabilidade do síndico. Caso haja alguma avaria, ele deve entrar em contato com uma empresa especializada para fazer uma vistoria técnica. Ela define se é necessária a pintura da fachada ou se uma limpeza já resolve o problema.

    Vale a pena ressaltar que a necessidade de manutenção preventiva varia de acordo com fatores ambientais, localização do prédio e o tipo de revestimento usado. Um edifício localizado em uma rua movimentada acumula muito mais fuligem, enquanto um que tem pouca incidência solar, acumula umidade. Ambos os casos aumentam a regularidade da manutenção e da necessidade de nova pintura.

    Como funciona a pintura com airless?

    Como já falamos, a pintura com airless funciona criando um jato de tinta em alta pressão. Para isso, ela utiliza uma bomba hidráulica, que pode ser de pistão ou diafragma, para sugar a tinta ou outro fluido diretamente do galão ou balde e empurrar em direção à pistola de aplicação.

    O bico da pistola pulveriza a tinta, ou seja, transforma o jato em milhares de pequenas partículas de material e ejeta em padrão de leque, espalhando-a pela superfície desejada. Assim, o profissional precisa manter a mão firme, devido à grande pressão, e estável para passar a tinta de maneira homogênea.

    Ao contrário da pintura com compressor, o equipamento de airless não utiliza o ar como propelente, apenas a tinta é impulsionada. Daí vem o nome do equipamento: “airless” em inglês significa “sem ar”.

    Quais são as vantagens da pintura com airless?

    A pintura com airless tem uma série de vantagens, tanto sobre a pintura realizada com compressor quanto aquela mais básica realizada com rolo e pincel, tornando-a ideal tanto para a pintura de fachadas quanto para a renovação das áreas comuns. Confira a seguir algumas delas:

    Velocidade

    O airless sprayer utiliza uma pressão muito maior que um compressor comum, permitindo uma aplicação mais rápida da tinta. Um profissional experiente, consegue realizar o mesmo trabalho em 25% do tempo que levaria usando as técnicas tradicionais. 

    Pintura homogênea

    Devido à alta pressão e o padrão de saída, as partículas de tinta são aplicadas de maneira uniforme na superfície. Com uma mão firme e uma aplicação nivelada, o resultado fica muito mais homogêneo do que seria possível com um pincel ou compressor.

    Versatilidade

    Enquanto o compressor é recomendado apenas para áreas menores e superfícies planas, a pintura com airless é ideal para grandes superfícies, como paredes e telhados, graças a saída  em formato de leque em alta pressão, o jato pode ser usado em superfícies irregulares e texturizadas.

    Economia de tinta

    Esse método de aplicação gera um jato constante e direto, sem criar uma névoa de tinta como o compressor. Assim, o desperdício de tinta e os respingos são bem menores do que seriam com outros equipamentos. No entanto, ainda é necessário proteger o ambiente contra respingos.

    Qualidade técnica

    A pintura com airless permite um ótimo acabamento em praticamente qualquer superfície. Ela requer uma mão de obra qualificada para alcançar todo o potencial, mas garantindo-se isso, não há como conseguir uma melhor finalização e acabamento.

    Não é qualquer um que está apto a fazer!

    As vantagens da pintura com airless são muitas, mas é preciso um profissional experiente para aproveitá-las. Ao contrário do que possa parecer, usar esse tipo de equipamento não é apenas uma questão de apontar a pistola e aplicar a tinta.

    É preciso, antes de tudo, regular a pressão para o tipo específico de material que está sendo utilizado, de modo a otimizar a aplicação. Em seguida, é necessário manter a pistola a uma distância igual da superfície, passando em velocidade constante — o que, devido à alta pressão da pistola, não é tão fácil quanto parece.

    Quando se é responsável pela gestão de um condomínio, a importância da rapidez em uma obra se torna evidente, com os condôminos exigindo agilidade e qualidade em simultâneo. Contratar uma empresa que oferece o serviço de pintura com airless é o melhor jeito de atender a essas demandas.

    Agora que você conhece essa técnica e suas vantagens, entre em contato conosco e veja o que podemos fazer pelo seu condomínio!