Pular para o conteúdo

Repinte

A História da Catedral de Notre-Dame

    Ao longo da sua história, a Catedral de Notre-Dame viu passar pelo trono francês 30 reis, coroou Napoleão Bonaparte como imperador, sobreviveu à Revolução Francesa, viu a ascensão da República da França e resistiu a duas guerras mundiais.

    Um dos principais pontos turísticos da França, a igreja era uma das mais famosas do mundo, tinha como um dos elementos mais as suas gárgulas, esculturas com aspecto animalesco monstruoso. Acreditava-se que elas protegiam a catedral contra os maus espíritos, mas na verdade elas eram usadas durante a Idade Média para proteger canos que foram projetados para fora do telhado para escorrer água da chuva.

    As gárgulas de Notre-Dame faziam parte do projeto desde o período medieval, mas recentemente grande parte delas tinham sido trocadas por tubos de plásticos, pois as antigas estavam corroídas e não era mais seguro tê-las no alto da Catedral.

    A seguir, nós citaremos seis fatos históricos sobre a história da Catedral.

    Sua construção durou 182 anos

    A Catedral começou a ser construída em 1.163 e ficou pronta em 1.345, porém, por volta de 1.250 já estavam erguidas as duas torres da fachada. E mesmo antes de pronta a obra já atraía visitantes, em sua maioria, cavaleiros medievais que iam ao local pedir proteção antes de partir para o Oriente, durante as Cruzadas.

    Em 1685 foi instalado o maior sino da catedral, Emmanuel. Além de marcar as horas, ele badalou para marcar a liberdade de Paris do controle alemão durante a segunda guerra mundial, em 1944.

    Ela fez 850 anos em 2013

    A catedral começou a ser construída por decisão de Maurice de Sully, bispo de Paris em 1.163,. A ideia era erguer uma catedral dedicada a Virgem Maria (Notre-Dame é Nossa Senhora em francês). O lançamento da pedra fundamental contou com a presença do Papa Alexandre III.

    Com estilo gótico, ela fica localizada na Île de la Cité, coração de Paris.

    Em 2013 ela completou 850 anos e teve em comemoração uma restauração, exposições e um simpósio científico.

    Escavações revelaram vestígios de cidade romana

    Escavações realizadas no terreno sugerem que havia na área um templo pagão romano, dedicado a Júpiter. Esse templo foi substituído por uma igreja cristã e depois, iniciou-se a construção da Catedral. Dessa escavação originou-se a Cripta Arqueológica, mostrando como era a vida no período do Império Romano.

    Ela quase foi demolida durante a Revolução Francesa

    A última vez que ela sofreu danos foi durante a Revolução Francesa. Nesse período, a igreja foi pilhada e uma das torres do séc. 13, desmontada, além da destruição de 28 estátuas da galeria dos reis e de todas as grandes esculturas dos portais (menos a do Virgem do Trovão).

    Ainda durante a Revolução, a igreja foi transformada em um templo do Culto à Razão, uma religião da nova República. As cruzes foram removidas e as estátuas da Virgem Maria foram substituídas por esculturas da Deusa da Liberdade. Além disso, alguns dos sinos originais foram derretidos para a fabricação de balas de canhão (menos o sino Emmanuel).

    Somente em 1801 a catedral voltou a ser um templo católico.

    A coroação de Napoleão

    Apesar de antiga, a catedral passou a receber celebrações importantes depois da ascensão de Napoleão Bonaparte, que escolheu a catedral para ser coroado imperador, em dezembro de 1.804. Essa coroação foi retratada em uma grande pintura, encomendada pelo próprio imperador. Atualmente a obra está em exibição no Museu do Louvre.

    O Corcunda de Notre-Dame

    O romance O Corcunda de Notre-Dame, do escritor Victor Hugo, conta a história do tocador de sinos, o corcunda Quasímodo. Publicado em 1.831, ele ajudou a popularizar a catedral.

    No séc. 15 , nas torres góticas da catedral, vive Quasímodo, que foi abandonado por sua mãe nos degraus da catedral assim que nasceu. Ele é adorado pelo arquidiácono Claude Frollo. Desprezado e vítima de agressões por sua aparência, ele recebe empatia de Esmeralda, uma linda dançarina cigana, a quem ele passa a devotar. Esmeralda também atrai a atenção de Frollo que, quando é rejeitado, cria um plano para destruí-la. Quasímodo tenta impedir, mas o fim é trágico.

    Nesse romance, Victor Hugo descreve o péssimo estado de conservação da construção. A pressão criada pela popularização da obra fez com que a catedral passasse por uma restauração, de 1844 a 1864.

    Incêndio destrói parte da Catedral

    Um incêndio atingiu o teto da Catedral de Notre-Dame no dia 15 de abril e destruiu parte do teto, que passava por restauração. A Flecha, torre mais alta da catedral, desmoronou, mas, depois de 4 horas de combate ao incêndio, a estrutura do prédio foi salva.

    O presidente Emmanuel Macron iniciou uma campanha internacional para levantar fundos para a restauração, e prometeu que a catedral será reconstruída em até 5 anos.