Pular para o conteúdo

Repinte

Veja como cuidar do revestimento de pastilhas na fachada do seu prédio

    Há muito tempo, as pastilhas são usadas como revestimentos decorativos em ambientes internos molhados, como cozinhas, banheiros e piscinas. Os diferentes materiais e cores permitem um uso criativo por aqueles que desejam um material durável, sem deixar de lado a estética. Elas também são uma ótima opção para revestimentos externos. De fácil aplicação e manutenção, usar pastilhas na fachada está cada vez mais caindo no gosto dos arquitetos.

    Se você quiser fazer o revestimento externo do seu condomínio usando pastilhas na fachada, saiba que serão necessárias uma instalação cuidadosa e uma manutenção especializada, mas essa escolha traz uma série de vantagens.

    Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o tema: como é a instalação, a manutenção e o que fazer caso o revestimento precise de reformas. Além, é claro, de mais detalhes em relação aos benefícios de optar pelas pastilhas. Boa leitura!

    Instalação de pastilhas na fachada

    O revestimento com pastilhas é prático e durável, mas para isso é necessário que a aplicação seja feita de forma cuidadosa. Assim, fica mais garantido que nenhum problema vai comprometer essa durabilidade. Por isso, é sempre importante procurar mão de obra especializada.

    Como em qualquer obra, os materiais usados devem ser de qualidade, de um fornecedor confiável e específicos para a função desejada. A argamassa, por exemplo, deve ter alta aderência e pouca absorção de água, para diminuir os riscos de deformação ao absorver as tensões acumuladas pelo revestimento externo. Para não perder a aderência, o profissional deve evitar espalhar muita massa, principalmente em regiões quentes ou muito ventosas.

    O rejunte só deve ser aplicado quando o assentamento estiver seco, o que demora cerca de 72 horas. Nesse passo, é crucial verificar a formação de buracos no rejunte (carunchos). Essas irregularidades permitem a entrada de umidade, o que compromete o resultado final e pode ocasionar o descolamento das pastilhas.

    Manutenção preventiva e reforma do revestimento externo

    Quando instaladas da maneira correta, por um profissional que sabe o que está fazendo, as pastilhas têm uma das maiores durabilidades entre os produtos disponíveis no mercado. A norma de desempenho NBR 15.575 determina que a vida útil seja de no mínimo 20 anos.

    Isso é extremamente útil para fachadas, que são expostas ao sol, chuva, ventos e poluição. Entretanto, é preciso manutenção regular, como qualquer tipo de revestimento externo. Vamos ver como isso é feito a seguir.

    Manutenção preventiva

    A limpeza das pastilhas na fachada é a base da manutenção preventiva e deve ser feita a cada três anos, com uma máquina de hidrojateamento em uma pressão média, para não danificar o rejunte, e detergente neutro, pois a acidez pode deteriorar o material. Esse também é o momento em que são feitas as verificações da integridade do revestimento e das possíveis irregularidades.

    Um dos problemas mais sérios que podem ocorrer é o descolamento das pastilhas. Ele é resultado das tensões geradas por umidade e dilatação, superando a capacidade de aderência da argamassa. Além do alto custo de reparo, há a possibilidade de elas caírem e atingirem condôminos e transeuntes. O primeiro sinal desse problema é a ocorrência de um som oco durante a verificação por percussão.

    Outro problema são pequenas infiltrações, que podem se manifestar de diversas maneiras, como manchas criadas por bolores, depósitos esbranquiçados de aspecto escorrido e mesmo trincas entre as placas. Por isso a manutenção preventiva é tão importante: um profissional qualificado consegue identificar esses problemas antes que eles se desenvolvam para casos piores.

    Reformas possíveis

    Quando não há a manutenção preventiva e uma reforma mais profunda é necessária, há algumas maneiras diferentes de lidar com o problema. Não importa qual seja a forma escolhida, é preciso fazer uma inspeção técnica antes. Caso o problema não seja com as pastilhas em si, trocá-las não resolverá nada. Confira, então, algumas soluções possíveis.

    Reaplicação das pastilhas

    A reaplicação das pastilhas consiste em descascar a área afetada e colocar um novo material. É um processo caro e barulhento, mas mantém as características originais do projeto. Uma coisa a se prestar atenção é que, devido ao desgaste, é possível que haja contraste entre o rejunte novo e o antigo, o que pode ficar bastante visível e gerar um prejuízo estético. 

    Aplicação de textura

    Outra solução possível é a aplicação de textura sobre as pastilhas na fachada. Essa opção normalmente é usada nos casos em que o material original não está mais disponível no mercado, então a reaplicação se torna mais complicada.

    Essa alternativa tem mais chances de um mau resultado, pois, além do revestimento externo ser irregular e muito liso, caso o problema original não seja resolvido, a durabilidade da textura é muito reduzida. Além disso, é importante verificar se essa alteração de fachada é possível dentro do regimento interno do condomínio e se ela está de acordo com a lei.

    Vantagens de usar pastilhas na fachada

    A maior vantagem de fazer o revestimento externo do seu condomínio usando pastilhas na fachada já foi citada algumas vezes neste texto: a durabilidade. A baixa taxa de absorção de umidade e o uso de um material que não desgasta facilmente são os principais fatores que contribuem para a durabilidade do revestimento, considerando que a aplicação foi bem executada.

    Ainda que seja preciso conhecimento técnico, as pastilhas são de fácil aplicação e muito versáteis. Elas podem ser aplicadas rapidamente em uma grande área, e as diferentes cores e materiais permitem um uso estilístico diversificado, realçando as formas do edifício.

    Além disso, embora tenham um custo inicial alto, a durabilidade e o fato de precisarem de menos lavagens que outros tipos de revestimentos externos tornam as pastilhas na fachada uma opção extremamente econômica a longo prazo.

    Como vimos, usar pastilhas na fachada é uma opção de revestimento externo que vem sendo muito utilizada pelos arquitetos, tanto pela sua versatilidade quanto pela facilidade de aplicação. Além disso, com o cuidado adequado, elas são extremamente duráveis, além de reduzirem o custo da manutenção predial.

    Se você está procurando uma empresa com experiência em trocas de pastilhas, entre em contato com a Repinte e conheça as nossas soluções!