Pular para o conteúdo

Repinte

Textura: manutenção e cuidados para aumentar a durabilidade

    Escolha certeira na hora de mudar o visual de um ambiente específico de maneira prática, as texturas vêm sendo utilizadas há muitos anos em residências, escritórios, áreas comuns de edifícios residenciais, edifícios comerciais e até mesmo em fachadas. 

    Como são feitas as texturas?

    Com um acabamento mais espesso, a textura é diferente da tinta convencional. Graças a sua viscosidade e com o auxílio de um material específico, como uma espátula ou rolos de parede, são feitas ranhuras pela parede, proporcionando os mais diversos efeitos, podendo até mesmo imitar materiais como jeans ou madeira. 

    Com secagem rápida, a textura também serve para corrigir possíveis falhas ou irregularidades nas paredes, o que a torna uma excelente solução para locais com dificuldades em manter as paredes lisas. 

    Mais uma vantagem da textura é o fato de exigir uma manutenção menor do que uma tinta convencional, já que sua viscosidade cria uma espécie de “camada protetora” na parede. Com isso, não são necessários retoques frequentes.

    Quais são os cuidados que devem tomados para a manutenção da textura?

    Ao contrário do que muitos imaginam, cuidar de paredes com textura é bem mais simples do que parece. Por mais que algumas texturas tenham um acúmulo maior de poeira, sua limpeza é relativamente simples. No caso de texturas impermeáveis, por exemplo, basta passar com cuidado uma vassoura de cerdas macias, de preferência no mesmo sentido da textura. Isso já será o suficiente para retirar a poeira presente em seus vincos.

    Já no caso de necessidade de uma limpeza mais pesada, quando há manchas, o ideal é contar com o auxílio de uma esponja levemente umedecida, em conjunto com um pouco de detergente neutro ou sabão de coco. Aplicando com cautela, as manchas sairão aos poucos e a textura não será prejudicada. Para finalizar, basta passar um pano macio e limpo.

    Como manter a pintura em dia?

    No caso de fachadas e áreas comuns, devido ao sol, vento e chuva, é mais comum que a textura acabe desbotando e perdendo seu brilho natural. Para solucionar isso, também temos alternativas bastante simples. Existem diversos produtos específicos no mercado para realçar a cor, como tintas para reavivar o local com a textura e, de quebra, criar uma camada protetora sob a cor, garantindo que ela dure sem desbotar e sem perder o seu visual novo por muito tempo.