Pular para o conteúdo

Repinte

Segurança dos elevadores e a importância da manutenção.

    Assim como os edifícios necessitam de manutenção periódica, com os elevadores não é diferente. Utilizado diariamente, ininterruptamente por diversos moradores, a manutenção regular é de extrema importância para garantir a segurança de todos e também para mantê-lo funcionando da maneira correta. 

    Ao contrário do que muitos imaginam, a falta de manutenção do equipamento é coisa séria. Uma queda de elevador pode ser extremamente perigosa e ocasionar até mesmo óbitos. Por isso, é preciso estar sempre atento aos riscos que estamos expostos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui normas responsáveis por orientar de qual forma deve ser realizada a manutenção segura dos elevadores. A seguir, vamos sanar algumas dúvidas referentes a segurança do equipamento:

    – É necessária a realização da manutenção mesmo que não exista nenhum problema aparente?
    Sim. A manutenção preventiva é primordial. Com ela, é possível verificar possíveis falhas ou paradas, evitando que algo pior aconteça, além de auxiliar a ampliar a vida útil do equipamento. 

    – O que são manutenções programadas?
    As manutenções programadas são estabelecidas pela empresa responsável pelos elevadores para que, com a ajuda de equipamentos de última geração, sejam realizadas análises minuciosas referentes ao funcionamento, eficiência e possíveis riscos. Com esses aparelhos, torna-se possível a obtenção de dados importantes para prosseguir com o serviço necessário e eliminar desmontagens desnecessárias.

    – De quanto em quanto tempo deve ser realizada a manutenção?
    Grande parte das empresas recomendam manutenções mensais, para que assim a equipe de profissionais realize uma visita e faça diversos procedimentos preventivos, como serviço de limpeza, lubrificação e verificação de funcionalidade. Essa também é uma excelente forma de evitar surpresas desagradáveis e altos custos posteriores, já que um elevador com manutenção em dia oferece menos riscos de acidentes do que um equipamento sem os cuidados frequentes.

    – É perigoso pegar o elevador logo após o serviço de manutenção?
    Se a empresa que realiza o serviço ativar o elevador e alegar que não há problema em realizar viagens com o mesmo, não há o que temer. Porém, se for deixado o aviso de manutenção nos andares principais e mesmo assim o elevador estiver funcionando por alguma razão, é melhor evitar. 

    Agora que você já sanou algumas dúvidas referentes a importância de manter a manutenção dos elevadores em dia, não se esqueça de realizar sempre as manutenções periódicas do equipamento para evitar riscos para você e para todos os moradores.