Repinte : Especialista em restauração predial

Repinte

Reforma X Restauração Sem surpresas ou decepções, entenda qual o melhor caminho para a sua obra!

Hoje falaremos sobre a diferença entre dois conceitos que são, muitas vezes, assimilados de forma equivocada: reforma e restauração. Sim, ambos os termos significam caminhos distintos e se adequam a diferentes necessidades. Entender qual deles condiz mais com o seu projeto é essencial para alinhar as expectativas relacionadas ao custo e ao resultado.

Reforma:

Existem inúmeras possibilidades quando pensamos em reformar uma casa ou apartamento, não é mesmo? Como: pintar, derrubar, levantar novas paredes, realocar cômodos e alterar fachadas. Mas, neste caso, o mais importante a se destacar é: uma reforma é caracterizada pela mudança, sem preocupações em manter o estilo e características originais da obra.

No entanto, neste caso, a segurança deve ser mantida com a ajuda de profissionais com expertise para analisar a planta do local, garantindo que nenhum pilar que comprometa a estrutura da construção seja modificado ou  fragilizado.

Restauração:

A restauração é caracterizada pelo cuidado em manter os aspectos originais da obra, que são, geralmente:

  • Patrimônios tombados: o principal objetivo é manter a história e a cultura do local, para isso, é importante que os traços que marcaram época não sejam alterados;
  • Construções com estilo muito particular: existe uma variedade de casas antigas que, mesmo sem serem consideradas patrimônios históricos, carregam uma beleza sentimental e nostálgica em sua estrutura. Seus proprietários podem optar por restaurá-las para evitar a perda de particularidades que não são comuns em novas construções;
  • Prédios ou condomínios: todo imóvel precisa, de tempos em tempos, de restauração para manter a beleza e segurança da fachada.

Para realizar este serviço é necessário um estudo sobre a obra, desde os materiais utilizados até o estilo da construção. Este processo pode levar meses, no entanto, isso não significa que, necessariamente, sua execução será demorada.

O valor de ambos os serviços para a mesma casa pode variar significativamente, por isso, é importante entender qual o seu objetivo e escolher os profissionais corretos. A restauração, por exemplo, é realizada apenas por profissionais especializados neste tipo de serviço, que é diferente dos que realizam reformas.

No entanto, independente da sua escolha, a Repinte pode auxiliar! Com profissionais experientes tanto em restaurações quanto em reformas, temos uma equipe preparada para entregar o resultado que você idealiza.

Contate nossos profissionais e faça já seu orçamento.