Especialista em restauração predial.

Qual a importância e como fazer o tratamento de concreto aparente?

3 de junho de 2019

O tratamento de concreto aparente é uma técnica bastante utilizada para realizar a manutenção e garantir a durabilidade desse tipo de material. Sua principal finalidade é manter a integridade, de forma que a parede alcance a vida útil programada.

Utilizada tanto em prédios, fachadas e outras construções, o concreto aparente oferece um ar diferenciado ao imóvel. Por isso, torna-se fundamental obter conhecimento sobre como conservá-lo da melhor forma, sem que sofra danificações com as intempéries ao longo do tempo.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda a importância e como realizar o tratamento de concreto aparente em seu prédio ou residência. Acompanhe!

Descubra o que é concreto aparente

Desde a década de 60, o concreto aparente tem marcado presença na arquitetura moderna brasileira. Oscar Niemeyer, por exemplo, foi um dos precursores do método e seus edifícios são reverenciados pelo mundo todo até os dias atuais.

A técnica consiste em deixar o material totalmente à vista, sem a aplicação de revestimentos ou outros tipos de acabamento. Ela é, basicamente, igual a uma parede comum, porém o concreto se mantém em seu estado original, conservando-se as características de sua cor sem a necessidade de pintura.

O concreto aparente pode ser utilizado em diversas construções, tanto em áreas internas do imóvel quanto nos espaços externos. Quando aplicado em paredes, pisos e forros, por exemplo, a técnica transmite a sensação de amplitude e modernidade, o que combina muito bem com o tipo de decoração industrial.

Geralmente, fachadas, colunas, prédios e outros tipos de obras como viadutos urbanos, fazem uso do material. Entretanto, é justamente nesses casos em que o cuidado deve ser redobrado, uma vez que podem sofrer com a ação do tempo — o desgaste provocado pelo excesso de luz solar e a umidade da chuva, por exemplo.

Assim, podem ocorrer danos, muitas vezes, irreversíveis, o que revela a importância de saber como realizar o tratamento da estrutura da forma mais adequada. Para isso, pode-se contar com uma empresa especializada no ramo, que tem o conhecimento e a expertise necessária para cumprir todos os passos necessários para a manutenção.

Entenda a importância do tratamento de concreto aparente

Como já citamos, o principal objetivo do tratamento de concreto aparente é fazer com que suas características originais fiquem preservadas com o passar do tempo. Assim, é possível que o material dure mais e alcance a vida útil planejada para o projeto arquitetônico.

Quando realizado da forma correta, geralmente por profissionais experientes, as estruturas tendem a apresentar uma durabilidade ainda maior do que a projetada, o que previne diretamente contra o surgimento de anomalias e o agravamento de danos já existentes.

Com isso, o material é protegido de agentes agressivos presentes no meio externo, o que faz com que sua vida útil seja consideravelmente ampliada. Sem contar que, com a manutenção, evita-se diversos tipos de problemas relacionados à estrutura do imóvel.

Dessa forma, o tratamento é extremamente eficaz para garantir uma aparência e um visual esteticamente agradável e bonito para o concreto. Isso faz com que, inclusive, possam ser eliminadas impurezas e deteriorações, sem que seja preciso utilizar outros tipos de revestimento.

Saiba como funciona o tratamento de concreto aparente

O principal componente para um bom tratamento de concreto aparente é a impermeabilização. Com ela, não há alteração da cor ou as características originais do material. Portanto, é preferível utilizar produtos que contenham em sua formulação esse tipo de finalidade.

Ideal para nivelar, recapear ou estucar as superfícies deterioradas, pode-se aplicar o tratamento tanto em grandes quanto em pequenas áreas que recebem a camada de concreto. Elas formam uma película impermeável, transparente e incolor, apresentando uma boa resistência contra a ação de chuvas e raios ultravioletas.

Ainda, a técnica evita o surgimento de manchas, eflorescências e o envelhecimento das estruturas, principalmente em áreas externas como as fachadas de edifícios. Contando com os produtos adequados, então, adquire-se resistência para que a construção resista à maresia, aos gases atmosféricos e à fotodecomposição.

Confira como fazer o tratamento de concreto aparente

Embora apresente uma aparência rústica, o concreto aparente requer uma série de aplicações especiais para a sua preservação. Por esse motivo, é imprescindível contar com profissionais qualificados e experientes no manejo dos materiais específicos utilizados no tratamento.

Esse tipo de serviço é destinado aos mais diversos tipos de instalações e edificações, em residências ou em grandes empreendimentos comerciais. Mesmo devido à versatilidade, deve-se evitar ao máximo descaracterizar os aspectos estéticos e particulares, a fim de valorizar ainda mais o imóvel.

Portanto, para evitar com que a estrutura tenha que passar por intervenções mais profundas e complexas, separamos todos os passos necessários para executar o tratamento de concreto aparente. Acompanhe!

Preparo e limpeza da superfície

Na primeira etapa, deve-se inspecionar toda a superfície e realizar a eliminação de deteriorações, assim como o preenchimento de fissuras, quando necessário. Após isso, a limpeza ocorre, geralmente por meio da técnica do hidrojateamento de alta pressão. Ao remover todas as impurezas, é possível visualizar o estado real do concreto.

Identificação e reparo das deteriorações

Uma vez realizada a limpeza, o profissional faz o diagnóstico preciso do concreto. Pode-se apontar, por exemplo, se existem brocas, trincas, infiltrações ou até corrosões no material. Para cada tipo de situação, existe um tratamento específico que, caso não seja realizado, pode trazer problemas recorrentes com o passar do tempo.

Estucamento

Na fase do estucamento é preparada uma mistura com cimento branco comum, aditivo acrílico e água. O maior objetivo é que todos os poros do concreto sejam preenchidos, criando-se uma superfície lisa, geralmente com o auxílio de uma desempenadeira metálica.

Polimento

O polimento é fundamental para retirar o excesso de estuque do concreto, garantindo maior aderência do material utilizado para o revestimento, nos casos em que ele é aplicado. Para esse passo, utiliza-se uma lixadeira manual fina, com o objetivo de tornar a superfície mais regular e esteticamente bonita.

Pintura

Por fim, é feita a pintura da estrutura, contribuindo para a proteção da ação do tempo e para o acabamento final. As opções de produtos mais utilizados nesse caso são:

  • verniz acrílico à base de água ou de solvente;
  • verniz antipichação;
  • verniz de poliuretano;
  • verniz de silicone líquido;
  • produtos hidrofugantes.

Como visto, o tratamento de concreto aparente é um passo fundamental para garantir a durabilidade e a integridade de diversas construções. Lembre-se de que a presença de uma equipe profissional é imprescindível para obter um resultado ainda melhor, contribuindo para que o imóvel passe pelo processo com qualidade e eficiência.

Gostou do nosso conteúdo? Se você está em busca de uma empresa experiente em restauração de fachadas com excelentes indicações no mercado, entre em contato com a Repinte! Até a próxima!