Prédios históricos do RJ – Palace II

Prédios antigos que não passam pela restauração periódica e cuidados necessários nem sempre tem um final feliz! Como exemplo disso, trouxemos a história do icônico Palace II.

Edifício Palace ll

O potencial da Barra da Tijuca começou a ser explorado entre as décadas de 1980 e 1990, onde houve um ‘’boom imobiliário’’ na região. Nesse movimento, iniciou-se a construção do edifício Palace ll, iniciada em 1990 e com previsão de término para 1995 –– que não foi cumprida.  

Desmoronamento

Em 1998, houve o primeiro desmoronamento do prédio com 2 pilares indo abaixo e resultando na morte de 8 pessoas. Dois dias depois, a prefeitura anunciou que o edifício sofreria uma implosão em 5 dias. Mas, infelizmente, o Palace ll não esperou mais que 72 horas para que outras de suas partes desmoronassem.

Inexplicavelmente, toneladas de água caíram da cobertura, levando 22 apartamentos abaixo. Assume-se que o time técnico responsável por dar início a implosão decidiu drenar a caixa d’água como parte do protocolo de segurança e a construção não aguentou.

Aponta-se que, uma das causas dessa tragédia tenha sido o uso de materiais com baixa qualidade na construção. 

Atualmente

Hoje, no local que abrigou essa conturbada história, existe o edifício Barra One, um prédio luxuoso feito pela construtora Calçada. Já o protagonista de nosso artigo, Palace ll, ganhou um documentário que explica a tragédia e o impacto gerado sobre a vida dos moradores.

Interessante, não é? Então fique atento para mais histórias como essa em nosso blog e redes sociais!