Pular para o conteúdo

Repinte

Prédios de SP – Edifício Saint Honore

    A Avenida Paulista é conhecida como o coração da cidade. Nela, é possível encontrar de tudo: desde shoppings, passando por barracas nas calçadas, restaurantes, grandes empresas e edifícios residenciais. Residenciais esses que se tornam cada vez mais valorizados, justamente por conta de sua localização privilegiada.

    No período das décadas de 50 e 60, as mansões de membros importantes da sociedade foram aos poucos dando lugar aos arranha-céus no período de verticalização da Paulista. Diversos edifícios comerciais surgiram, tornando-se maioria, mas dividindo espaço com os residenciais que eram construídos simultaneamente. 

    Saint Honore

    Entre os prédios mais famosos, temos o Saint Honore. Sendo mais uma obra de João Artacho Jurado (confira a história de outros prédios icônicos assinados por ele conferindo as postagens mais antigas em nosso blog!), o Saint Honore  teve suas obras iniciadas em 1955 e finalizadas em 1962. Concebido com o objetivo de ser um prédio de apartamentos de alto padrão para quem desejasse viver na avenida mais movimentada da cidade, o edifício com formato em L possui 25 andares, sendo 6 apartamentos por andar.

    O projeto de Artacho Jurado

    Chamando a atenção entre os transeuntes, seu projeto original continha as famosas pastilhas coloridas já conhecidas dos projetos de Artacho Jurado, porém, como alternativa de redução de custos, foram substituídas por pintura comum, deixando as pastilhas e as cores apenas para as áreas comuns.

    Áreas essas que se destacavam para uma obra daquele período, já que o local possui piscina, salão de festas, de jogos e vagas de garagem. Além disso, os apartamentos também tinham uma metragem grande, variando entre 170 e  223 m². Suas longas sacadas em toda a extensão do edifício, em conjunto com o jardim no térreo, também atraem olhares curiosos. 

    Sucesso absoluto de vendas

    O Saint Honore foi um verdadeiro sucesso para a época, onde 100% dos apartamentos foram vendidos na planta, graças a fama atribuída a Artacho Jurado pelos projetos diferenciados e relativamente ousados para o período. Até hoje, trata-se de um edifício disputado para compra. Isso se deve não só pela localização, mas também pelo projeto arquitetônico que atrai admiradores até os dias atuais.