A fachada do prédio está exposta a diversos fatores que, com o passar do tempo, comprometem a sua aparência. Por isso, periodicamente é necessário fazer a sua higienização, e existem várias técnicas que podem ser empregadas para esse fim, sendo que uma delas é o hidrojateamento.
Trata-se de uma técnica muito prática e econômica, que realiza facilmente a remoção de diversos tipos de materiais, inclusive os mais difíceis e incrustados. Desse modo promovemos a limpeza da fachada de uma forma eficaz e mais segura para as pessoas e o meio ambiente.
Neste artigo você encontrará as informações que precisa sobre o hidrojateamento, pois explicaremos o que ele é, os tipos que existem, como é empregado na limpeza de fachadas e as vantagens que apresenta. Continue lendo e entenda por que essa pode ser uma das melhores opções para recuperar a boa aparência do prédio.
Sobre o hidrojateamento
A fachada do prédio está constantemente exposta a agentes agressivos presentes no meio ambiente, como fuligem, poeira, substâncias cáusticas, chuva ácida e outros. A ação das intempéries também provoca agressões na construção, como é o caso da chuva e da umidade do ar, que estimulam o desenvolvimento de micro-organismos.
Todos esses fatores, com o passar do tempo, comprometem a aparência do edifício, porque acabam formando camadas que impregnam a fachada. Também provocam manchas e alteram totalmente o seu aspecto, desvalorizando o prédio.
Essas sujidades podem ser difíceis de remover, mas existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para fazer a limpeza da fachada. Existe a opção de produtos químicos e também processos mecânicos, como o uso de lixas.
Embora eficazes, esses métodos não são as melhores opções para fazer a limpeza da fachada do prédio. Isso porque os produtos químicos são poluentes e perigosos para a saúde, além de existir a possibilidade de causarem agressões aos materiais da construção.
No caso dos processos mecânicos, é preciso promover uma abrasão sobre a superfície, o que também pode prejudicar a aparência do edifício e exigir outras intervenções para recuperar a aspecto da construção.
Por isso, o hidrojateamento é uma técnica mais interessante para fazer a limpeza de fachadas. Esse método consiste na aplicação de um jato de água pressurizada sobre a superfície, sendo ela o único elemento utilizado para fazer a remoção da sujeira.
Essa pressão à qual a água é submetida é suficiente para eliminar as incrustações do prédio. Para isso, é utilizado um caminhão com reservatório de água que contém uma bomba de alta pressão.
O hidrojateamento pode ser utilizado para diversos fins, já que existem tipos diferentes para necessidades distintas, como você verá a seguir.
Tipos de hidrojateamento
Na técnica do hidrojateamento podemos pressurizar a água em diferentes intensidades, variando entre 100 e 1.000 kgf/cm² (quilograma-força). É por isso que essa técnica pode ser utilizada para várias finalidades além da limpeza de fachadas prediais. O método também é empregado no desentupimento de encanamentos e para limpeza de fossas ou tanques.
Veja os diferentes tipos de hidrojateamento que existem.
Baixa pressão
No hidrojateamento de baixa pressão é aplicado um jato de água com menor intensidade, sendo a pressão de até 5.000 psi (libra por polegada²). Nesse caso, a água é impulsionada sob a forma de lâmina ou neblina, dependendo do tipo de aplicação. Na maioria das vezes o hidrojateamento de baixa pressão é utilizado para limpeza de canos PVC.
Alta pressão
O hidrojateamento de alta pressão é utilizado para fazer a limpeza pesada de construções, sendo uma opção para a fachada predial. A água é pressurizada entre 5.000 e 10.000 psi, o que não chega a provocar danos à superfície, desde que o método seja empregado por profissionais especializados.
Ultrapressão
A ultrapressão no hidrojateamento é considerada uma técnica mais moderna, onde o líquido é pressurizado a mais de 10.000 psi. Essa técnica é empregada para serviços pesados e materiais mais resistentes, como:
- metais e tubulações;
- petroquímicas;
- metalurgia;
- serviços pesados de limpeza;
- incrustações e tintas;
- superfícies metalizadas;
- indústria naval.
Industrial
O hidrojateamento industrial, como o próprio nome diz, é uma técnica exclusiva para empresas que contam com uma estrutura adequada e funcionários treinados e qualificados para operar o hidrojato. A água é pressurizada a até 40.000 psi em segmentos diversos para serviços em:
- fornos de refinaria;
- estruturas de concreto;
- tanques industriais;
- limpezas estruturais;
- plataformas de petróleo.
Hidrojateamento na limpeza de fachadas
A aplicação do hidrojateamento na limpeza de fachadas prediais é uma das melhores alternativas, justamente por utilizar somente a água para fazer a remoção dos mais diferentes tipos de sujeira incrustações.
A técnica é facilmente aplicada por empresas especializadas, sendo fundamental a contratação delas para garantir a segurança ao manusear o equipamento. Afinal, é preciso considerar que a água pressurizada pode causar acidentes com pessoas ou danificar a superfície estrutural do prédio se não aplicada por profissionais.
Quando empregado corretamente, esse método é eficaz para remover os poluentes, micro-organismos, materiais pulverulentos e eflorescências. Assim, todos os resíduos são retirados de forma eficaz, possibilitando, inclusive, a análise mais detalhada das condições da fachada.
Isso porque ao fazer a remoção das incrustações é possível identificar falhas e problemas, como fissuras ou bolhas. Assim, é possível realizar intervenções para corrigir esses problemas antes que se agravem.
O hidrojateamento é um método ecologicamente correto para a limpeza da fachada predial. Afinal, não são utilizados produtos químicos, não há geração de resíduos e isso promove segurança e saúde para quem está utilizando o método e para os moradores do edifício.
As vantagens dessa técnica
Ao preferir o hidrojateamento para fazer a limpeza da fachada predial você optará por uma técnica eficaz, segura e vantajosa para todos, já que ela traz os seguintes benefícios:
- proteção à saúde dos moradores;
- segurança para todos;
- menor tempo na execução do serviço;
- preservação do meio ambiente;
- remoção total das sujeiras e impurezas;
- menor risco de danos à superfície da fachada;
- identificação de possíveis problemas.
Manter a limpeza da fachada predial é fundamental para garantir a valorização do imóvel e a satisfação dos moradores. Além disso, lembre-se de que algumas cidades têm legislações específicas a respeito da manutenção de edifícios, sendo fundamental cumprir os prazos determinados para realizar essas intervenções.
Mas não se esqueça de que é fundamental contratar uma empresa especializada e experiente na aplicação do hidrojateamento para limpeza de fachadas prediais. Dessa forma a técnica será empregada corretamente, com segurança para todos e garantindo melhores resultados.
Saiba mais detalhes sobre o hidrojateamento e a forma como ele é aplicado na limpeza de fachadas. Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas.