Pular para o conteúdo

Repinte

Entenda agora mesmo o que é retrofit

    A sociedade está em constante evolução e, de tempos em tempos, novas tecnologias, materiais e até mesmo exigências normativas vão sendo introduzidas nos mais diversos segmentos, inclusive no mercado imobiliário. Diante dessa realidade, você não pode deixar de entender melhor o que é retrofit e como ele pode impactar o seu condomínio.

    O retrofit é uma tendência que vem chamando bastante a atenção de clientes e empresas envolvidas nesse setor, sobretudo por oferecer benefícios únicos e que podem tornar um imóvel muito mais atraente, moderno e valorizado. Continue acompanhando e aprenda mais sobre esse conceito!

    O que é retrofit?

    O termo retrofit tem origem na combinação da palavra “retro”, que quer dizer “movimentar-se para trás” em latim, com “fit”, que deriva do inglês e significa algo como adaptação ou ajuste. No mercado imobiliário e na construção civil, retrofit é um processo de revitalização de casas, prédios ou condomínios.

    Não se trata de uma mera reforma, mas de um conjunto de ações estratégicas que envolve uma série de processos e detalhes de modernização ou readequação, em certos casos, até mesmo das instalações. A ideia principal é preservar as características originais do imóvel, adequá-lo às exigências atuais e estender sua vida útil.

    No Brasil, as demandas para o retrofit estão aumentando cada vez mais, uma vez que essa é uma forma de preservar uma fachada tradicional ou eventual patrimônio histórico, por exemplo, mas melhorando a sua praticidade, corrigindo distorções que foram acumuladas ao longo dos anos de uso e aumentando o preço de venda ou locação.

    Quais são as modalidades de retrofit?

    Basicamente, temos dois tipos diferentes de retrofit. No estético, como o próprio nome já diz, o foco principal é deixar o imóvel em sintonia com as melhores práticas de beleza e as principais tendências de decoração, mas sem perder a identidade. São utilizados materiais de qualidade e em sintonia com as práticas contemporâneas.

    Um bom exemplo de retrofit estético, que chamou bastante a atenção do mercado imobiliário brasileiro no ano de 2016, foi feito pela Repinte no edifício Studio Avanhandava, empreendimento da Zogbi Engenharia, e proporcionou a modernização dos sistemas de ar-condicionado e de iluminação, além da remoção da fachada antiga de granito, substituída por uma pele de vidro.

    Já o retrofit estrutural é mais parecido com uma obra, que altera a edificação propriamente dita, sobretudo quando existe alguma falha de projeto que possa criar riscos ou que simplesmente não esteja adequada às exigências da legislação atual, algo que é bastante comum em edifícios mais antigos.

    Quais são as maiores vantagens do retrofit?

    Valoriza os imóveis e condomínios

    Uma das maiores vantagens do retrofit é que ele ajuda a valorizar os imóveis e condomínios nos quais é realizado, o que contribui, inclusive, para que o dinheiro gasto com esse investimento seja facilmente recuperado. Não é difícil perceber que, via de regra, uma unidade submetida ao retrofit tem um valor muito maior de mercado.  

    Isso ocorre porque, invariavelmente, o passar do tempo deixa suas marcas em uma propriedade e isso reflete no preço que alguém está disposto a pagar por ela. Já quando a unidade é modernizada, ela ganha uma nova decoração e atende às exigências técnicas, assim as pessoas tendem a esticar o seu orçamento para comprá-las ou locá-las.

    Moderniza sem perder a essência   

    Outra das maiores vantagens do retrofit é que ele consegue modernizar o imóvel, mas deixando o local com as suas características originais. Em muitos casos, a revitalização de edifícios é imprescindível, mas os aspectos originais fazem parte da beleza do prédio e, algumas vezes, são até mesmo um patrimônio histórico.  

    O retrofit foi desenvolvido, portanto, para ser aplicado em construções que precisam de adequações para estarem em sintonia com os parâmetros atuais, mas sem que isso faça com que deixem a sua essência para trás, visto que, muitas vezes, esse é um diferencial importante e que confere um charme todo especial.

    Permite instalar tecnologias sustentáveis

    Não é novidade para ninguém que a sustentabilidade é um dos temas em voga na sociedade e que boa parte das pessoas vem se preocupando, cada vez mais, com os impactos que elas e as suas propriedades causam no meio ambiente. E, por incrível que pareça, o retrofit também ajuda a estar em consonância com essa nova realidade.

    O conceito permite um uso racional de diversos itens, que vão desde a iluminação (com a substituição das tradicionais lâmpadas incandescentes pelos LEDs orgânicos), até o uso de materiais recicláveis, madeiras de reflorestamento e a montagem de projetos que aproveitam melhor o vento e reduzem a conta de energia.

    Possibilita a adequação de ambientes

    Muitas vezes, uma planta que era considerada de vanguarda no momento da edificação de um prédio pode ser completamente obsoleta nos dias de hoje, especialmente se ele foi construído em décadas mais distantes. Logicamente, não é vantajoso começar um novo imóvel do zero e, por isso mesmo, o retrofit pode ser muito interessante.

    Ele possibilita a adequação de ambientes para que fiquem cada vez mais funcionais, baseados no estilo de vida moderno e na atualização de novas tecnologias, bem como da adequação às normas vigentes pela nossa legislação. Além da modernização estética e arquitetônica, o local fica mais eficiente e dinâmico em todos os sentidos.

    Como aplicar o retrofit em condomínios?

    Para aplicar o retrofit no seu condomínio, será preciso seguir as regras estipuladas para isso. Normalmente, os moradores identificam essa necessidade e o síndico convoca o conselho, que deve aprovar a contratação desse serviço. O mais importante é não errar na hora da escolha da empresa, que precisa ter profissionais da mais alta qualidade.

    Como você pôde ver no conteúdo acima, além de aprender o que é retrofit, também é importante perceber que essa pode ser uma solução bastante vantajosa para que o seu prédio ou condomínio consiga se modernizar e aumentar o seu valor de mercado, mas sem perder a sua essência e as suas principais características.

    Gostou de entender o que é retrofit? Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe o seu comentário aqui no post!