Especialista em restauração predial.

Drones na construção civil: saiba como usar essa tecnologia

11 de março de 2019

A utilização dos drones na construção civil vem ficando cada vez mais popular. Isso porque a versatilidade e a praticidade que o item oferece faz com que as empresas obtenham cada vez mais autonomia e, para além disso, diversas outras vantagens.

Esses equipamentos são compostos por hélices e uma câmera de alta qualidade acoplada em sua base. Assim, é possível captar fotografias e realizar filmagens de alta resolução  até mesmo em ambientes com grande dificuldade de acesso. Inclusive, esse é um dos grandes motivos pelos quais essa pequena aeronave vem se destacando no mercado.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e entenda como aproveitar a tecnologia dos drones na construção civil. Acompanhe!

Qual é a importância dos drones na construção civil?

Atualmente, a popularização dos drones em diversos segmentos tem classificado o item como uma grande tendência no mercado. Devido a isso, o seu custo foi reduzido, tornando possível sua presença em inúmeras atividades industriais e comerciais.

Isso é enormemente vantajoso para os empreendimentos imobiliários, que alcançam maior destaque entre os concorrentes. Além disso, ao apresentar o imóvel sob diferentes ângulos e demonstrar seus detalhes, a captação de potenciais clientes torna-se muito mais favorável.

Antigamente, realizar um serviço desse tipo demandava um alto custo, além de que as imagens demoravam mais tempo para serem produzidas e entregues para as empresas. Com a crescente disseminação dos drones, hoje em dia é possível coletar dados estratégicos e que contribuem para o planejamento e o projeto da construção, de maneira ágil e prática.

Assim, essas pequenas aeronaves servem tanto para o estudo da obra, quanto para a venda de unidades imobiliárias. Ao apresentar imagens reais e nítidas do entorno da edificação, os corretores também têm a chance de tornar o seu desempenho muito mais satisfatório no momento da venda.

Quais são os principais usos dos drones?

Um dos principais motivos que explicam a popularização dos drones no mercado é a sua capacidade de conquistar clientes. A tecnologia possibilita apresentar o imóvel de forma única e memorável, ao transmitir imagens que chamam a atenção e despertam interesse.

Os avanços no setor da engenharia civil estão exigindo, cada vez mais, ferramentas de qualidade para realizar estudos e quantificar o planejamento das construções. Dessa maneira, com os drones é possível melhorar a produtividade e reduzir o tempo de realização de inúmeras tarefas nas obras.

A seguir, confira outras formas de utilização dos drones na construção civil.

Inspeção de fachadas

A inspeção de fachadas é fundamental para identificar riscos e garantir maior segurança na edificação. Ela também torna possível um melhor detalhamento e melhoria na qualidade do projeto. Os drones, nesse caso, servem para filmar locais de difícil acesso, prevenindo acidentes em funcionários que realizariam a perícia.

O item oferece, ainda, a possibilidade de identificar sinais de deterioração na estrutura, bem como outros problemas que possam comprometer o imóvel. É essencial realizar sempre a inspeção no período de alguns meses, evitando que construção apresente danificações futuras.

Simulações e prévias de lançamentos

Muitos empreendimentos utilizam a tecnologia com o objetivo de realizar simulações e apresentar a prévia do lançamento imobiliário aos seus potenciais clientes. Dessa forma, as chances de convencimento aumentam, uma vez que é possível demonstrar todos os detalhes da residência e da vizinhança.

Para isso, as empresas devem contratar pilotos de drones experientes no setor, que captam imagens, vídeos, além de produzir modelos 3D e simulações em realidade virtual. Por meio do recurso, os clientes têm a oportunidade de conhecer, antes mesmo da finalização da obra, como será a vista dos cômodos e das áreas comuns.

Mapeamento da área construída

O mapeamento da área a ser construída muitas vezes representa um alto custo no orçamento, além de consumir muito tempo para ser realizado. Sem contar no investimento demandado para os equipamentos de análise do terreno. Com os drones é possível substituir todos os aparelhos e ainda obter imagens mais técnicas e significativas.

Por isso, essa inovação possibilita maior economia e uma consequente redução nos prazos da obra. A aeronave torna possível, inclusive, a emissão de ondas infravermelhas que verificam os pontos mais quentes do imóvel — evitando falhas na estruturação e planejamento da construção.

Acompanhamento da obra

Os responsáveis devem sempre garantir a segurança dos seus funcionários e, além disso, é importante também acompanhar se o trabalho está sendo cumprido dentro do prazo estipulado. Contando com os drones, é possível realizar o monitoramento de forma remota e verificar se as funções estão sendo executadas corretamente.

Sem contar que o aparelho ajuda a prevenir acidentes, pois os engenheiros têm acesso a imagens em tempo real de diversos ângulos de uma mesma estrutura da edificação. Com isso, muitos erros podem ser evitados e, o conserto, facilmente identificado e solucionado.

Captação de imagens térmicas

Dispensando-se os usuais andaimes e guindastes, os drones também servem para captar imagens térmicas visando a análise estrutural do terreno a ser construído. O método é fundamental nas obras, pois torna-se mais simples avaliar quais são os ambientes que exigem reforço e medidas de segurança mais rígidas.

Com a delimitação da superfície, os engenheiros garantem maior precisão e detalhamento, que devem ser considerados no projeto. É possível entender, por exemplo, em quais áreas é imprescindível instalar escadas ou equipamentos contra incêndios. Assim, o aparelho oferece maior facilidade na coleta de materiais e dados que seriam dispendiosos e difíceis de acessar.

Existem muitas empresas que garantem a prestação de serviços nesse nicho do mercado. Para obter uma licença de pilotagem, entretanto, a pessoa deve realizar um curso de formação profissional e, ainda, desenvolver algumas habilidades, como senso de responsabilidade, treinamento da coordenação óculo-manual e do reflexo, entre outras técnicas específicas.

Como visto, os drones na construção civil oferecem inúmeras vantagens e, além disso, a economia adquirida faz com que os empreendimentos imobiliários busquem cada vez mais essa tecnologia. Lembre-se de que o investimento no item também proporciona melhores experiências para os clientes, fazendo com que as vendas aumentem significativamente.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades sobre o assunto! Até a próxima.