Pular para o conteúdo

Repinte

Curiosidades sobre o Edifício Itália

    Seja você um morador da cidade de São Paulo ou não, com certeza já ouvir falar do Edifício Itália. Cartão postal da capital, está localizado na região central da cidade, na icônica Avenida Ipiranga e carrega o título de segundo maior edifício de São Paulo, atrás apenas do Mirante do Vale (inclusive já falamos a respeito também em um post aqui no blog, vale a pena conferir) e um dos maiores do país, com 165 metros de altura. Separamos a seguir algumas curiosidades sobre esse verdadeiro ícone da arquitetura brasileira, além de ser um dos cartões postais de São Paulo. Confira!

    Todos os números que envolvem o Edifício Itália, cujo nome oficial é Circolo Italiano, são impressionantes: são cerca de 52 mil metros quadrados de área construída, 45 andares e 19 elevadores para atender a demanda dos condôminos. Além disso, ostenta a maior estrutura em concreto armado do mundo. 

    Projetado pelo arquiteto alemão Franz Heep, sua construção teve início no ano de 1957 e a obra foi entregue em 1965. Suas linhas arredondadas e bastante modernas para a época o tornaram uma referência, fazendo com que fosse protegido pelo Patrimônio Histórico por se tratar de um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada existente no Brasil. 

    Além das inúmeras salas comerciais presentes no Edifício, que abrigam escritórios de advocacia, agências de turismo, marketing, publicidade e outros, ainda é possível encontrar no espaço uma biblioteca, um salão de jogos, um restaurante e um teatro, batizado de Teatro Itália.

    Em seus três primeiros andares, abriga a Associação Circolo Italiano, responsável por representar os interesses da comunidade italiana em nosso país. O Circolo Italiano existe desde 1911 e são os proprietários do terreno que abriga o Edifício, por isso o mesmo carrega o nome da Associação em sua fachada.

    E é claro que não poderíamos deixar de falar do Terraço Itália, restaurante luxuoso localizado no topo do Edifício Itália. Visitado por pessoas de todo o Brasil e até mesmo turistas de outros países, faz parte do círculo de restaurantes mais famosos de São Paulo. Seu espaço permite uma espetacular vista 360 graus de toda a cidade, fazendo com que ele seja um verdadeiro ponto turístico da cidade. Como não poderia ser diferente, a gastronomia presente no restaurante é tipicamente italiana, com boa parte dos ingredientes sendo originalmente italianos.

    Não há dúvidas de que visitar o Edifício Itália é uma verdadeira imersão de conhecimento sobre São Paulo, seus imigrantes italianos e arquitetura, não é mesmo? Não esqueça de incluí-lo em sua lista de lugares para conhecer!