Pular para o conteúdo

Repinte

Conheça a história do Palacete Tereza Toledo Lara

    A cada ano, milhares de turistas são atraídos pela beleza do Palacete Tereza Toledo Lara  um dos maiores ícones arquitetônicos da cidade de São Paulo.

    Há poucos anos, o imóvel recebeu uma restauração completa de sua fachada, investimento bancado pela atual proprietária, Tereza Artigas Lara Leite. Com isso, a reforma foi realizada no telhado, na caixa do elevador e, ainda, nas partes elétrica e hidráulica do prédio.

    Ficou curioso e quer saber mais sobre o Palacete Tereza Toledo Lara? Continue a leitura e confira!

    Saiba mais sobre o Palacete Tereza Toledo Lara

    O Palacete Tereza Toledo Lara está localizado na rua Quintino Bocaiuva, no centro de São Paulo. Ele é considerado um dos principais marcos da arquitetura nacional, inclusive por ter abrigado, nos anos 30, a antiga sede da rádio Record — uma das emissoras mais influentes do país no período.

    Atualmente, o edifício conta com a ocupação da Casa de Francisca, um ponto de cultura que oferece diversas atrações de qualidade. O empreendimento tem como objetivo estimular a revitalização de outros imóveis no bairro, incentivando cada vez mais a visitação ao centro. 

    Conheça a história da construção do prédio 

    O Palacete Tereza Toledo Lara foi construído em 1910 e é um dos mais raros prédios com estilo eclético que ainda conserva suas características arquitetônicas originais. De inspiração europeia, sua composição remonta ao período renascentista, barroco, neoclássico e maneirista italiano.

    A fachada conta com diversos ornamentos e detalhes, como máscaras, carrancas, estátuas, guirlandas, figuras alegóricas etc. Ao redor do imóvel, encontram-se as esquinas da Rua Direita e da Rua José Bonifácio.

    O projeto, elaborado por Antônio de Toledo Lara, conhecido como Conde de Lara, teve como objetivo servir a propósitos comerciais. O intuito também era o de oferecer opções culturais para o bairro, como livrarias e cafés.

    Antigamente, a região contava com chácaras e pequenas aglomerações habitacionais. Entretanto, com o passar dos anos, ela cedeu espaço a diversos estabelecimentos, como lojas de instrumentos musicais e a editora Irmãos Vitale, sendo uma forte referência no comércio musical até hoje.

    O patrimônio é tombado pela prefeitura de São Paulo e o primeiro pavimento é chamado de andar musical, pois traz diversas opções noturnas para a região.

    Visite o Palacete Tereza Toledo Lara

    Restaurado recentemente, o Palacete Tereza Toledo Lara faz com que os visitantes revisitem um passado mesclado com a arquitetura moderna. Sem dúvida, a conservação do local faz com que a história da cidade seja cada vez mais valorizada.

    Cada vez mais, esse ponto tradicional do velho centro de São Paulo tem chamado a atenção de inúmeros turistas a cada ano. À noite, o espetáculo de luzes realça a riqueza do estilo de construção do prédio  fazendo com que ele seja incluído no roteiro de visitação da capital paulista.

    O Palacete Tereza Toledo Lara, que conta um patrimônio histórico inigualável, é considerado um ponto importante para os amantes da arquitetura. Se você estiver procurando por um bom programa em São Paulo, não perca a oportunidade de conhecer mais de perto esse incrível edifício!

    Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também os 4 principais tipos e estilos arquitetônicos do Brasil. Até a próxima!