Pular para o conteúdo

Repinte

A terceirização em condomínios vale a pena? Descubra aqui!

    Quem é síndico sabe o quanto a administração de um condomínio é um trabalho complicado, ainda mais quando se tem de supervisionar todos os trabalhos feitos no prédio, consumindo tempo que seria melhor usado em outras tarefas mais importantes.

    Ao mesmo tempo, quando se fala em terceirização em condomínios, ainda surgem muitas dúvidas sobre se vale realmente a pena. Afinal, para muitos síndicos, delegar quaisquer tarefas a uma outra empresa é um desafio.

    Para ajudar a sanar essa dúvida, preparamos este texto com algumas das vantagens de se fazer a terceirização em condomínios. Boa leitura!

    Otimização do tempo

    Como já deu para entender pela introdução, uma das principais vantagem dessa escolha é a otimização do tempo do síndico.

    Ao mesmo tempo em que ele é encarregado de tarefas altamente complexas e que requerem uma atenção especial, como a previsão orçamentária do condomínio e a resolução de conflitos, também está sob sua supervisão a gestão e fiscalização dos funcionários.

    Essas tarefas, embora tão importantes quanto as mais complexas, são muito mais burocráticas. Porém, com a terceirização, elas passam a ser de responsabilidade da empresa contratada, liberando um tempo precioso para o síndico poder se dedicar a outros assuntos — como, por exemplo, planejar a restauração da fachada do edifício.

    Especialização da mão de obra

    O dia a dia da manutenção de um prédio envolve muitas atividades diferentes, boa parte delas com algum grau de especialidade, como segurança e jardinagem. Até mesmo para fazer a limpeza do filtro da piscina do condomínio é necessário saber o que se está fazendo.

    Caso o serviço não seja bem executado, normalmente, quem tem que ouvir as reclamações dos moradores é o síndico. Dessa forma, garantir que os funcionários contratados saibam o que deve ser feito pode consumir um tempo considerável — e, mesmo assim, ainda é possível que haja problemas.

    Com a terceirização, essa responsabilidade também passa para a empresa contratada, e, caso o funcionário não atenda às expectativas, é possível pedir sua substituição sem passar pelo processo de contratação e treinamento de alguém novo.

    Garantia de profissionalismo

    Qualquer administrador sabe que poder contar com o profissionalismo dos funcionários é essencial para evitar dores de cabeça. Ao ter a certeza de que eles não vão faltar ou atrasar, é muito mais fácil estipular prazos e orçamentos para qualquer serviço necessário.

    Embora nem sempre seja possível ter essa certeza, ao se contratar uma empresa terceirizada, ela garante que sempre haja alguém disponível para substituir um funcionário que precise faltar ou se atrasar. Assim, não é preciso confiar no profissionalismo de um indivíduo, mas sim na qualidade da prestadora.

    Despreocupação com a gestão de colaboradores

    Lidar com uma grande quantidade de funcionários é uma atividade desgastante quando não há problemas, e desafiadora quando eles começam a surgir. Fazer contratações, gerenciar a folha de pagamentos e fiscalizar os serviços são tarefas pouco complexas, mas que tomam muito tempo.

    Além disso, realizar as punições cabidas em caso de faltas e atrasos, além de complicado, pode gerar muitas dores de cabeça caso não sejam feitas de maneira correta. Porém, ao trabalhar com a terceirização em condomínios, o síndico não precisa se preocupar com essas situações.

    Embora o condomínio possa responder solidariamente por indenizações em certos casos, se escolher bem o fornecedor de serviços, esses riscos são minimizados — ainda mais se a empresa contratada tiver algum seguro contra acidentes de trabalho ou reclamações trabalhistas.

    Redução de custos com encargos trabalhistas

    Ao contratar um funcionário diretamente, o condomínio fica encarregado de pagar 13° salário, férias remuneradas e horas extras, entre outros encargos. Com isso, o custo anual pode ser maior do que pagar uma empresa terceirizada.

    Entretanto, é muito importante verificar a idoneidade da empresa ao contratar qualquer serviço — ainda mais quando o valor for muito inferior ao praticado no mercado. É muito mais vantajoso escolher uma prestadora de serviços com um preço um pouco mais elevado, mas que tenha experiência comprovada na tarefa necessária.

    Acesso a equipamentos especializados

    Certos trabalhos, como a pintura da fachada, exigem equipamentos específicos, que podem variar entre andaimes a compressores de tinta. Ainda que seja possível para o condomínio adquirir e estocar esses equipamentos, na maioria dos casos, esse não é um investimento que traz muito retorno.

    Esses itens, normalmente, são caros e ocupam muito espaço, além de serem usados apenas periodicamente, dependendo da necessidade do prédio. Fora isso, é preciso um profissional treinado para usá-los.

    Empresas que trabalham com terceirização em condomínios geralmente possuem esses equipamentos para serem usados quando necessário. Assim, não é preciso se preocupar em adquirir um produto, como um compressor airless — que, embora seja muito bom para a sua função, vai ser um investimento alto para um item que ficará boa parte do tempo guardado.

    Rapidez na identificação de problemas

    Certos problemas, como uma infiltração ou o descolamento de pastilhas, demoram um bom tempo para se tornarem evidentes.

    Normalmente, quando isso acontece, é porque uma reforma mais profunda precisa ser realizada para consertar o estrago causado — isso, se não causar mais algum prejuízo, além do dano ao prédio.

    Mesmo que um funcionário não especializado possa notar que algo não está certo, é possível que ele não identifique o problema corretamente ou negligencie a sua gravidade.

    Ao fazer a manutenção preventiva com uma empresa que trabalha com terceirização em condomínios, os funcionários têm olhos mais treinados para identificar esses problemas em seu início, antes que eles se transformem em grandes dores de cabeça. Além disso, esses mesmos colaboradores estarão preparados para tomar as medidas necessárias.

    Como podemos ver, a terceirização em condomínios é uma opção que traz muitas vantagens, não apenas práticas — como a economia de tempo e dinheiro —, mas também na qualidade do serviço oferecido. Além disso, as dúvidas que podem surgir são sanadas rapidamente quando se lida com uma empresa de qualidade e tradição no mercado.

    Você já trabalhou com empresas terceirizadas? Então, conte-nos nos comentários o que mais se destacou em sua experiência!