Pular para o conteúdo

Repinte

A importância da fachada na valorização do imóvel

    Independente de onde formos –  seja uma loja, empresa ou a casa de um parente – a fachada é o fator que consideramos para registrar nossa primeira impressão. É inconsciente, a estética exprime sensações e diz muito sobre o lugar e personalidade dos donos, além do valor agregado, claro!

    Suponhamos que existam duas casas no mesmo bairro, uma ao lado da outra. Ao verificar o valor, você nota que existe uma diferença exorbitante nos dígitos entre elas. No entanto, não precisa de muito para logo identificar o motivo da desproporção: o valor agregado do imóvel está estampado em sua fachada. 

    A fachada tem um alto poder de valorização, logo, a presença de sujidades, pastilhas descoladas, trincas ou qualquer outra patologia aparente resulta na desvalorização do imóvel. 

    Em um edifício, a situação é a mesma! Cada unidade privada passa a ser valorizada conforme são mantidos os cuidados com sua estética. Mas, a ”capa de um livro” não é o único fator decisivo sobre sua qualidade. É preciso que, além da beleza, a estrutura das edificações seja restaurada conforme exigem as leis governamentais, por questões de segurança.

    Infelizmente, é comum nos depararmos com situações onde pessoas são feridas e até levadas a óbito por edificações que desabam ou soltam pedaços. E o pior, em decorrência da procrastinação e negligência em restaurá-los.

    Há algumas semanas, por exemplo, um prédio de Hortolândia construído há mais de 40 anos foi interditado por apresentar rachaduras em sua estrutura. O mesmo havia passado tempos antes em outro bloco do mesmo condomínio. Além de colocar a vida dos moradores em risco, o descuido fez com que famílias tivessem de buscar outro lugar para se abrigar. Como apoio emergencial, um ginásio foi disponibilizado para ampará-los, caso necessário.

    Para evitar esse tipo de situação, existem regulamentos que exigem o cuidado estético e estrutural das edificações. No município de São Paulo, por exemplo, a Lei 10.518/88 estipula o período de 5 anos para restaurar a pintura e providenciar a limpeza dos prédios. Neste caso, se há identificação da necessidade de reparos e as correções não forem providenciadas em até 15 dias, uma multa deve ser aplicada.

    Para evitar estes e outros problemas a Repinte usa os melhores materiais e conta com uma equipe especialista para atuar em cada uma das restaurações. Não deixe sua família na mão de qualquer um!