Especialista em restauração predial.

6 passos para fazer uma boa pesquisa de fornecedores no condomínio

14 de novembro de 2018

Na hora de escolher as empresas prestadoras de serviços para o seu, condomínio você costuma fazer uma pesquisa de fornecedores? Essa é uma etapa muito importante, porque ela garante que os serviços serão executados com qualidade e o melhor custo-benefício.

Mas esteja atento, pois não se trata de aceitar a proposta com valor mais alto ou mais baixo. É preciso observar alguns detalhes, para ter certeza de que você está fazendo a melhor escolha — de modo que os orçamentos não fiquem pesados, mas também que não seja realizado um serviço que deixe a desejar.

Neste artigo, listamos algumas dicas para fazer uma pesquisa de fornecedores realmente produtiva. Continue lendo e veja o que você precisa fazer para optar pela empresa ideal.

1. Estude a empresa

É fundamental que a empresa contratada atenda exatamente às necessidades do condomínio. E para você ter certeza de que ela tem o perfil ideal, é preciso fazer um estudo a seu respeito. Busque informações diversas para tomar uma decisão consciente, procurando saber, entre outros:

  • o sistema de trabalho;
  • a preocupação com segurança;
  • o portfólio;
  • a situação legal;
  • o treinamento dos trabalhadores.

2. Busque referências

As referências são excelentes indicadores na hora de fazer uma pesquisa de fornecedores. Por meio delas, você consegue reunir diversos nomes para analisar cada um deles e escolher qual melhor se encaixa às necessidades do condomínio.

Dessa forma, é possível também conhecer a opinião das pessoas que já contrataram uma determinada empresa. Essa questão é fundamental para ter certeza de que trata-se de uma organização séria e profissional.

3. Avalie a experiência do fornecedor

O fato de uma empresa oferecer um determinado serviço não significa que ela tenha experiência suficiente para desempenhá-lo com qualidade. Por isso, também é importante informar-se sobre os serviços realizados anteriormente.

Procure optar pela organização que tenha atendido outros clientes com a mesma necessidade que você. Veja qual foi a opinião dessas pessoas e se o projeto foi executado com sucesso. Assim, você estará contratando um especialista no assunto.

4. Compare orçamentos

Lembra que falamos que não se trata de optar pela empresa que cobra mais caro ou mais barato? Para você conseguir ter um parâmetro de avaliação é necessário obter mais de um orçamento e compará-los.

Mas, aqui, o importante não é focar somente no valor final do contrato. Analise com cautela tudo aquilo que foi discriminado e observe qual é a empresa que oferece todos os serviços que você precisa — como bons materiais, segurança e trabalhadores devidamente treinados.

5. Observe a variedade de serviços

Veja se, em sua pesquisa de fornecedores, você consegue encontrar um prestador que tenha uma boa variedade de serviços para oferecer. Isso facilita quando você precisar de suportes diferentes, sem a necessidade de ter que procurar outra empresa.

Mas não se esqueça que falamos que não basta oferecer o serviço, é preciso desempenhá-lo com qualidade. Então, observe se o fornecedor, de fato, tem experiência naquilo que divulga ou se é apenas uma estratégia de marketing.

6. Informe-se sobre o atendimento e a comunicação

Manter uma boa relação com os clientes é fundamental para que você consiga dialogar com seu fornecedor. Por essa razão, uma característica muito importante é a empresa contratada oferecer um atendimento de qualidade e manter canais de comunicação que funcionem.

Dessa forma, você poderá esclarecer dúvidas, fazer solicitações ou reclamações, se necessário. Isso é fundamental para que os serviços sejam desempenhados exatamente como o condomínio precisa, e demonstra o profissionalismo do contratado.

Fazer uma pesquisa de fornecedores não é complicado, você somente precisa buscar opções e estudar cada uma delas rigorosamente. Sempre opte por aquele que atenda ao que você precisa — mas que seja profissional e experiente, para evitar contratempos e trazer prejuízos.

E já que estamos falando a respeito de qualidade nos serviços prestados, veja este outro artigo e saiba quais são os cuidados para fazer uma restauração de fachada com sucesso.